Em busca do ponto de vista das crianças
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79741Resumo
O texto percorre a trajetória de estudos do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN) em busca do ponto de vista das crianças nas pesquisas. Nele, localizaremos os primeiros passos das pesquisas com crianças do núcleo, mapeando os estudos que impulsionaram este percurso de investigação e os interesses que os motivaram. Em seguida, apresentaremos o conjunto das pesquisas, autorias, metodologias, crianças pesquisadas e algumas contribuições profícuas para aprofundar a compreensão sobre as crianças, suas infâncias e sua educação. Após, trataremos das pesquisas com crianças mais recentes atualizando o mapeamento da produção do NUPEIN. Ao final, destacamos que essas duas décadas de pesquisas com crianças nos ensinaram que para a docência na Educação Infantil o reconhecimento de ponto de vista infantil é imprescindível.
Referências
AGOSTINHO, Kátia Adair; LIMA, Patrícia. A docência na educação infantil: sobre os contornos da experiência pedagógica no encontro com as crianças. Investigar em Educação, Portugal, n.º 4, 2.ª série, 2015. Disponível em: http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/58/57. >. Acesso em: 14 mai. 2020.
BATISTA, Rosa. A rotina do dia-a-dia da creche: entre o proposto e o vivido. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988, 305 p.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Básica. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Maria Malta Campos e Fúlvia Rosemberg, 1995.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 21 mar. 2020.
BRASIL. Lei nº 8069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8069-13-julho-1990-372211-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em 23 dez. 2020.
BRASIL. Ministério Da Educação Conselho Nacional De Educação. Câmara De Educação Básica, Resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. Acesso em: 28 dez. 2020.
CERISARA, Ana Beatriz. Em busca do ponto de vista das crianças nas pesquisas educacionais: primeiras aproximações. In: SARMENTO, Manuel Jacinto.; CERISARA, Ana Beatriz (Orgs.). Crianças e Miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Edições ASA: Porto/Portugal, 2004, pp. 35-54.
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.
MOSS, Peter. Introduzindo a política na creche: a educação infantil como prática democrática. In: Psicologia - USP, São Paulo, julho/setembro, 2009, 20(3), p. 417- 436. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pusp/v20n3/v20n3a07.pdf. Acesso em: 29 jun. 2018.
ROCHA, Eloisa Acires Candal. A Pesquisa em Educação Infantil no Brasil: Trajetória recente perspectiva de consolidação de uma Pedagogia da Educação Infantil. Florianópolis: Teses (doutorado) NUP 2, UFSC/CED, 1999.
ROCHA, Eloisa Acires Candal. Porque ouvir as crianças? Algumas questões para um debate científico multidisciplinar. In: Silva Helena Vieira Cruz (org). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, p. 43-51, 2008.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Construir a educação infantil na complexidade do real. Revista Pátio – Educação Infantil, 32, 2012. Disponível em: https://loja.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/7222/construir-a-educacao-infantil-na-complexidade-do-real.aspx. Acesso em: 29 jun. 2018.
SKLIAR, Carlos. Entrevista a Carlos Skliar: Hay que volver a una escuela de la inutilidade. La Voz. Disponível em: http://www.lavoz.com.ar/ciudadanos/entrevista-carlos-skliar-hay-que-volver-una-escuela-de-la-inutilidad. Acesso em: 12 ago. 2017.
ZABALZA, Miguel Antonio. Qualidade em Educação Infantil. Tradução: Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.