Em busca do ponto de vista das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79741

Resumo

O texto percorre a trajetória de estudos do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN) em busca do ponto de vista das crianças nas pesquisas. Nele, localizaremos os primeiros passos das pesquisas com crianças do núcleo, mapeando os estudos que impulsionaram este percurso de investigação e os interesses que os motivaram. Em seguida, apresentaremos o conjunto das pesquisas, autorias, metodologias, crianças pesquisadas e algumas contribuições profícuas para aprofundar a compreensão sobre as crianças, suas infâncias e sua educação. Após, trataremos das pesquisas com crianças mais recentes atualizando o mapeamento da produção do NUPEIN. Ao final, destacamos que essas duas décadas de pesquisas com crianças nos ensinaram que para a docência na Educação Infantil o reconhecimento de ponto de vista infantil é imprescindível.

Biografia do Autor

Kátia Agostinho, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina

Professora no Centro de Educação do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina(CED/MEN/UFSC), na área de Educação Infantil e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC), na Linha Educação e Infância. Líder do NUPEIN - Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância/Universidade Federal de Santa Catarina http://www.ced.ufsc.br/nupein. Com Pós-doutorado na FLACSO (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - sede Argentina, 2017-2018) com o professor Carlos Skliar. Doutorado em Estudos da Criança, na Sociologia da Infância - Universidade do Minho/Portugal (2010), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação docente, docência em educação infantil, direito das crianças, participação infantil, organização do espaço, pesquisa com crianças. 

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Publicado

2021-11-09