O Gepedisc Culturas Infantis celebra os 30 anos do NUPEIN: por uma Pedagogia da Infância à brasileira!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79927

Resumo

A partir da proposta-convite para compor o presente dossiê, Perspectivas de Pesquisa na Educação infantil: 30 anos de trajetória, a linha Culturas Infantis do GEPEDISC (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sócio-Cultural) do Departamento de Ciências Sociais na Educação, da Faculdade de Educação da UNICAMP, traz para esta celebração (que também está festejando em 2021) nossos 25 anos de estudos e pesquisas que pensam e fazem Política no contexto da Universidade Pública. Sempre atuando no tripé indissociável: ensino/pesquisa/extensão na produção de conhecimentos com contradições, disputas de ideias e concepções que transitam entre o marxismo e o pensamento pós-colonialista, por meio de interlocuções de pesquisa, pedagogias e políticas  na área da Educação Infantil no Brasil. Nesta perspectiva, nosso texto para celebrar os 30 anos do NUPEIN vai também femenagear suas fundadoras, Eloisa Rocha,  primeira doutoranda do Gepedisc-linha culturas infantis, que criou o termo Pedagogia da Infância, em seu doutorado, e Bea Cerisara, que problematizou a feminização docente na Educação Infantil. Buscamos, desta maneira, nos contrapor ao pensamento eurocêntrico, adultocêntrico, patriarcal, racista e heteronormativo que tenta formatar e homogeneizar as crianças e suas infâncias, e neste sentido declaramos com Oswald de Andrade e o Manifesto Antropófago (1928): “Contra todos os importadores de consciência enlatada. A existência palpável da vida”.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Goulart de Faria, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Criancista, criançologa, anti fascista, marxista, feminista. Paulistana desvairada, pedagoga, professora plena colaboradora aposentada da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenadora da linha Culturas Infantis do Gepedisc. Membro do grupo gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil. Ex-membro do Conselho Municipal de Educação de Campinas. Atuo nas áreas de Pedagogia e Formação Docente, quase exclusivamente na primeira etapa da educação básica, na Educação Infantil, em creches e pré-escolas, na Pedagogia da infância com abordagem nas Ciências Sociais. Destaque para a pequena infância e relações de gênero, classe social, relações étnico-raciais, parque infantil, Sociologia da infância, culturas infantis. Fui membro do Colegiado Docente de Doutorado da Università degli Studi di Milano-Bicocca (2010-2018). Desenvolvo 3 projetos de pesquisa sempre na intersecção de idade, gênero, classe social, relações étnico-raciais no Brasil, na Itália (com a Università degli Studi Milano Bicocca) e na Suécia. 

Adriana Alves da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2014), com estágio de doutorado sanduíche (PDSE/CAPES) na Itália (2012), junto à Università degli Studi Milano-Bicocca, em ambos estudos de pós graduação foi bolsista do CNPq. Realizou o mestrado em Multimeios (Depto de Cinema) pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e é licenciada em Pedagogia (Faculdade de Educação) pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Como trabalhos mais relevantes destaca: atuação docente no Ensino Superior público em cursos de Pedagogia, na Educação Infantil das redes municipais de Campinas e Florianópolis, como pesquisadora no PRONERA/Incra SP com Educação do Campo na interface entre a educação, direitos humanos, politicas públicas e os movimentos sociais do campo; com projetos de extensão universitária e formação para autogestão junto à ITCP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares) da UNICAMP. De 2016 à 2020 dedicou-se a docência como Professora substituta na Faculdade de Educação/FAED da Universidade Estadual de Santa Catarina/UDESC atuando junto aos cursos de Pedagogia, Geografia e História; anteriormente (2013-2015) foi docente colaboradora no Centro de Ciências da Educação/CED da Universidade Federal de Santa Catarina/ UFSC na área de estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental; também atua na formação continuada da Educação Infantil das redes municipais de Florianópolis e São José. Tem experiências na área de educação e direitos humanos, com formação de professores/as, movimentos sociais e linguagens audiovisuais, atuando principalmente com os seguintes temas: educação infantil e anos iniciais - pedagogia da infância 0 a 10, direitos humanos, movimentos sociais e as politicas públicas, relações de gênero, étnico raciais, infâncias e diversidades.

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Publicado

2021-11-09