Tópicos para (re)pensar os rumos para a educação infantil (pós)pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e81274Resumo
Este artigo situa a importância de retomada, nesse momento da pandemia Covid-19, dos princípios que pautaram a invenção da Educação Infantil brasileira para (re)pensar os rumos da primeira etapa da Educação Básica atualmente e após a crise sanitária. Foram selecionados três tópicos fundamentais para redimensionar a educação das crianças pequenas após esses trinta anos: as relações entre o educar e o cuidar; a Educação Infantil como espaço integrado e a formação de professores de Educação Infantil. As fragilidades da Educação Infantil descortinadas pela pandemia exigem estratégias que a reafirmem como organização social parte de um sistema educacional, como lugar de encontro de bebês e crianças pequenas com a cultura, a ciência, a tecnologia, o meio ambiente, a arte, um lugar que adensa e cria a vida. As aprendizagens sobre as experiências vividas em meio às incertezas da pandemia precisam reencaminhar a consolidação da escola infantil.
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