Tópicos para (re)pensar os rumos para a educação infantil (pós)pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e81274

Resumo

Este artigo situa a importância de retomada, nesse momento da pandemia Covid-19, dos princípios que pautaram a invenção da Educação Infantil brasileira para (re)pensar os rumos da primeira etapa da Educação Básica atualmente e após a crise sanitária. Foram selecionados três tópicos fundamentais para redimensionar a educação das crianças pequenas após esses trinta anos: as relações entre o educar e o cuidar; a Educação Infantil como espaço integrado e a formação de professores de Educação Infantil. As fragilidades da Educação Infantil descortinadas pela pandemia exigem estratégias que a reafirmem como organização social parte de um sistema educacional, como lugar de encontro de bebês e crianças pequenas com a cultura, a ciência, a tecnologia, o meio ambiente, a arte, um lugar que adensa e cria a vida. As aprendizagens sobre as experiências vividas em meio às incertezas da pandemia precisam reencaminhar a consolidação da escola infantil.

Biografia do Autor

Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), especialista em Alfabetização em Classes Populares pelo GEEMPA (1984) e em Problemas no Desenvolvimento Infantil pelo Centro Lidia Coriat (1995), mestre em Planejamento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós-doutora pela Universidade de VIC Espanha (2013). Atualmente é Professora Titular aposentada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua como Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Estudos sobre as Infâncias. Foi coordenadora do GT 07 - Educação de crianças de 0 a 6 anos, da Anped e participou do Comitê Científico da mesma entidade. É editora da Revista Infancialatinoamericana em colaboração com oito países. Participa como Comitê Editorial e avaliadora ad-hoc em outras revistas científicas. Atua no Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infância - GEIN e como Líder de Pesquisa no CLIQUE - Grupo de pesquisa em linguagens, Currículo e Cotidiano de bebês e crianças pequenas. Orienta teses e dissertações nos seguintes temas: educação básica, educação infantil, infância, formação de professores, creche, pré-escola e alfabetização. Participa do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB e participou como consultora de Currículo da COEDI/SEB/MEC entre 2008-2016.

Carolina Gobbato, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs

Professora Adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Possui Doutorado e Mestrado em Educação (2011), Especialização em Educação Infantil articulações com o Ensino Fundamental (2008) e Graduação em Pedagogia/Licenciatura Plena (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como coordenadora do Curso de Pedagogia/Unidade Litoral Norte (2020-2021), do Curso de Pedagogia/PARFOR (2016-2018), e na Coordenação Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência/Pibid/CAPES como Coordenadora de Área de Gestão de Processos Educacionais na Uergs (2013-2014). Possui experiência como professora na Educação Infantil, no Curso de Pedagogia e em cursos de especialização, atua na formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente vem pesquisando as seguintes temáticas: educação infantil, docência com bebês e crianças bem pequenas, didática e formação de professores.

Referências

ALLIAUD, Andrea. Los artesanos de la enseñanza: acerca de la formación de maestros com oficio. Buenos Aires: Paidós, 2017.

ARENDT, Hannah. O que é Política? Fragmentos das obras póstumas compilados por Ursula Ludz. Rio de janeiro: Bertrand do Brasil, 1999.

BEBER, Irene Carrillo Romero; RICHTER, Sandra Regina Simonis; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Entrevista: A importância da educação de 0 a 3 anos em espaços de vida coletiva para os bebês e crianças pequenas. Eventos Pedagógicos: Educação de 0 a 3 anos em espaços de vida coletiva, v. 6, n. 3 (16. ed.), edição especial temática, p. 190-203, ago./out. 2015. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/issue/view/98 Acesso em: 11 mar. 2021.

BERARDI, Franco Bifo. Futurabilidad. La era de la impotência y el horizonte de las posibilidad. Buenos Aires: Caja negra, 2019.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; QUADROS, Vanessa da Silva Rocha de. As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular. Revista em Aberto - INEP, Brasília, v. 30, p. 45, 2017. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3213 Acesso em: 11 mar. 2021.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FERNANDES, Susana Beatriz. A educação infantil na Base Nacional Comum Curricular: tensões de uma política inacabada. Revista em Aberto - INEP, Brasília, v. 33, p. 113-126, 2020. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4558 Acesso em: 08 mar. 2021.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FLORES, Maria Luiza Rodrigues. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: GARANTIA OU AMEAÇA À CONSOLIDAÇÃO DA IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL? Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 25, p. 73 – 110, Dossiê, 2020. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/8630 Acesso em: 20 fev. 2021.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira Barbosa; CANCIAN, Viviane Ache; WESHENFELDER, Noeli Valentina. Pedagogo Generalista-Professor de Educação Infantil: Implicações e Desafios da Formação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 27, p. 47, 2018. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4966 Acesso em: 15 fev. 2021.

BOFF, Leonardo. Saber Cuidar. Ética do Humano – Compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 15 fev. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: 2009a.

BRASIL. Ministério da Educação. Práticas Cotidianas na Educação Infantil. Bases para Reflexão sobre as Orientações Curriculares. Projeto de Cooperação Técnica 272. MEC/Universidade Federal do Rio Grande do Sul para Construção de Orientações Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica/UFRGS, 2009b.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 10 de dezembro de 2020, Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas pelos sistemas de ensino, instituições e redes escolares, públicas, privadas, comunitárias e confessionais, durante o estado de calamidade reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Brasília, DF: 2020.

BUTLER, Judith. Caminhos Divergentes. Judaicidade e crítica do sionismo. São Paulo: Boitempo, 2017.

CAMERON, Claire; MOSS, Peter. Transforming Early Childhood in England. London: UCL Press, 2020.

CASTORIADIS, Cornelius. Encruzilhadas do labirinto: O mundo fragmentado. 3. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1982.

CONTRERAS DOMINGO, José. Pedagogías de la experiencia y la experiencia de la pedagogia. In: CONTRERAS DOMINGO, José; LARA FERRÉ, Nuria Pèrez de (Orgs.). Investigar la experiencia educativa. Madrid: Ediciones Morata, 2010a. p. 241–271.

DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter. Ethics and politics in Early Education. Oxfordshire: RoutledgeFalmer, 2005.

DALBOSCO, Claudio Almir. O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre filosofia e pedagogia. Educação e Sociedade, Campinas, 27(97), p. 1113-1135, set./dez. 2006 Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/sxkRjhYrz6DV6L3t6883Grb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 abr. 2021.

DELGADO, Ana Cristina Coll; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; RICHTER, Sandra Regina Simonis. Singularidades da docência na creche: interlocução com pesquisas no Brasil. Humanidades e Inovação, Palmas, v. 6, p. 271-286, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1360. Acesso em: 25 fev. 2021.

DENAMY-COURTINE, Sylvie. O cuidado com o mundo. O diálogo entre Hannah Arendt e alguns de seus contemporâneos. Belo Horizonte: UFMG, 2004.

FAUR, Eleonor. Cuidar o Educar? Hacia uma pedagogia del cuidado. REDONDO, Patricia; ANTELO, Estanislao. Encrucijadas entre cuidar y educar. Debates y experiencias. Buenos Aires: Homo Sapiens, 2017.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se complementam. São Paulo: Editora Autores Associados; Cortez editora, 1982.

GARCIA, Andréa Costa; PINAZZA, Mônica Appezzato; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Desvendando as pedagogias da creche: o que são práticas pedagógicas transmissivas em um berçário? Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 24, p. 1-21, 2020. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2020.241.08. Acesso em: 05 fev. 2021.

GOBBATO, Carolina; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. A (dupla) Invisibilidade dos Bebês e das Crianças bem pequenas na Educação Infantil: tão perto, tão longe. Humanidades e Inovação, Palmas, v. 4, p. 21-36, 2017. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/289. Acesso em: 11 fev. 2021.

GOBBATO, Carolina; BOITO, Crisliane; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. As brincadeiras e as interações nos livros didáticos para educação infantil. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 40, p. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/31474. Acesso em: 10 mar. 2021.

GOBBATO, Carolina; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. A artesania, o diálogo e a cooperação: uma perspectiva para a didática na educação infantil. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Tubarão, v. 13, n. 24, p. 350-365, dez. 2019. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/8254 Acesso em: 03 fev. 2021.

GOBBATO, Carolina; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Bebês no coletivo da creche: Encontros e provocações redimensionando o fazer pedagógico. Linhas Críticas, Brasília, v. 25, p. 1-19, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/22358. Acesso em: 29 abr. 2021.

HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

KREMER, Claines; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; GOBBATO, Carolina. Vão ter que aprender muito sobre a gente? elementos das crianças para uma discussão sobre aprendizagens na pré-escola. Revista Estudos Aplicados em Educação, São Caetano do Sul, v. 5, p. 53-69, 2020. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6321. Acesso em: 23 mar. 2021.

LAVE, Jean. La practica del aprendizaje. In: CHAIKLIN, Seth; LAVE, Jean. Estudiar las practicas. Perspectivas sobre actividad y contexto. Buenos Aires: Amorrortu, 2001.

MACHADO, Niqueli Streck; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Redimensionando a formação de professores e o fazer docente a partir da pedagogia da escuta. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), Tubarão, v. 12, p. 135-153, 2018. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/5927 Acesso em: 20 de mar. 2021.

MALAGUZZI; Lóris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. Tradução Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1999.

MCLUHAN, Marshall. McLuhan por McLuhan. Entrevistas e conferências inéditas do profeta da globalização. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

MONTENEGRO, Thereza. O cuidado e a formação moral na Educação Infantil. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2001.

MORTARI, Luigina. Filosofia do Cuidado. São Paulo: Paulos, 2018.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: Manifesto para mudar a educação. Porto alegre: Sulina, 2015.

MORIN, Edgar. É hora de mudarmos de via as lições do coronavírus. Com Sabah Abouessalam. Rio de janeiro: Bertrand do brasil, 2020.

MOSS, Peter. Introduzindo a política na creche: a educação infantil como prática democrática. Psicologia USP, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 417-436, jul./set. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pusp/v20n3/v20n3a07.pdf Acesso em: 05 set. 2019.

NÖRNBERG, Marta. Do berço ao berçário: a instituição como morada e lugar de contato. Proposições, Campinas, v. 24(3), p. 99-113, set./dez. 2013.Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642519 Acesso em: 15 mar. 2021.

POLI, Luciana Costa; HAZAN, Bruno Ferraz. Buen vivir: uma alternativa latino-americana. Revista do Direito, Santa Cruz do Sul, p. 03-24, set. 2014. ISSN 1982-9957. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/direito/article/view/4479. Acesso em: 05 maio 2021.

RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: Escutar, investigar e aprender. 2ª ed. Tradução Vania Cury. São Paulo: Paz & Terra, 2014.

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação infantil e relações raciais: a tensão entre igualdade e diversidade. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 44 n. 153, jul./set.2014. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/2768 Acesso em: 25 mar. 2021.

RICHARD SENNET ON CO-OPERATION. [Entrevista concedida a] David Edmonds: Social Science Bites, 01 mai. 2012. Podcast. Disponível em: https://www.socialsciencespace.com/2012/05/richard-sennett-on-co-operation/. Acesso em: 31 out. 2019.

SENNETT, Richard. O artífice. Rio de Janeiro: Record, 2013.

Publicado

2021-11-09