O planejamento da educação física com a educação infantil na perspectiva da sociologia da infância
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e82234Resumo
Este artigo é decorrente de um estudo teórico que objetivou descrever e analisar o processo de construção de um planejamento da Educação Física (EF) com a Educação Infantil. A metodologia utilizada se caracteriza pelo tipo ensaio, que representa a reflexão obtida a partir de leituras e discussões sobre a Sociologia da Infância (SI). Na esteira da SI, utilizamos os conceitos de ator social, alteridade e ofício de criança; além de autores que fazem esse diálogo na EF. Destarte, aprofundamo-nos na elaboração de um projeto de trabalho com oito planos de mediações pedagógicas. Percebemos que a SI viabilizou a construção de um planejamento que visasse a educação social e pessoal das crianças pequenas. Também, observamos que devemos inseri-las no planejamento, entendendo-as como participantes ativas no processo de educar e cuidar. Concluímos que um planejamento com base na SI e centrado nos anseios, necessidades, condições concretas de vida e pertencimentos sociais das crianças evidencia potencialidade para tomá-las como sujeitos de direitos.
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