Uma história da política de creches no Brasil: o Projeto Casulo da LBA (1977-1985)

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e82864

Resumo

Por meio de fontes documentais e entrevistas, busca-se traçar uma história do Projeto Casulo, programa pré-escolar de massa, da Legião Brasileira de Assistência, contextualizado nas alterações que o órgão sofreu no período de 1977 a 1985, durante os anos da ditadura militar, sob os governos dos generais Geisel e Figueiredo. Visando atingir expressivos contingentes de crianças e famílias das periferias urbanas, o Projeto se constituiu como um modelo de prestação de serviços ditos simplificados, por meio de convênios com entidades sociais e municípios, que para se consumar propugnava a participação comunitária, o uso de espaços “ociosos”, o trabalho voluntário e sub-remunerado de mulheres do povo, o engajamento empresarial. Adotado posteriormente por municipalidades brasileiras, sugere-se que o modelo incitou a criação de creches comunitárias, no contexto de redemocratização da sociedade brasileira, configurando movimentos de luta por convênios e não pela ação direta dos poderes públicos na criação e financiamento.

Biografia do Autor

Lívia Maria Fraga Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Bolsista de Produtividade em pesquisa PQ 2/CNPq. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Ciências da Educação - Université René Descartes-Paris V (2007). Tem experiência de trabalho e pesquisa na área de Política Educacional e Trabalho Docente na Educação Básica, bem como em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, políticas públicas e história da educação infantil, trabalho docente. Integra, como pesquisadora e vice-coordenadora, o Grupo de Pesquisas sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO. Integra também como pesquisadora e vice-coordenadora o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil - NEPEI, ambos da UFMG. Coordenadora do Doutorado Latino-americano em Educação: Políticas Públicas e Profissão Docente, curso integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação-UFMG (agosto 2015 a agosto 2019). Coordenadora no PPGE/ UFMG do Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI) - Cooperação entre PPGE/UFMG e PPGE/UFPI. Membro titular do Comitê Científico Anped-GT07 Educação da Criança de 0 a 6 anos no período de 2017 a 2019.Vice-coordenadora do GT 07-Educação da Criança de 0 a 6 anos na Anped-Sudeste 2020. Membro titular do Comitê Científico da Anped-Sudeste 2020, no mesmo GT 07. 

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Publicado

2022-03-21