Emergência da docência e formação de professoras na história da educação infantil em Santa Catarina: anos 1900 A 1960
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e83080Resumo
O presente artigo trata de duas pesquisas vinculadas ao Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina, as quais, em nível de doutorado, se propuseram a investigar a emergência da docência e a formação de professoras em jardins de infância e creches em Santa Catarina, de 1900 a 1960. Em ambas, a investigação documental contou com variado acervo de fontes, como crônicas, jornais, atas, anais, revistas, relatórios, certidões, decretos, termos de inspeção de visitas, fotografias, fontes orais. O trabalho evidenciou que a emergência da docência em creches e jardins de infância e a formação de professoras nestes últimos, assim como a criação de tais instituições, ocorreram sob o protagonismo da educação confessional católica e luterana. A iniciativa das instituições confessionais nesse segmento da educação da pequena infância se sobrepôs ao papel do estado catarinense, que não passou da letra da lei.
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