A defesa dos direitos da criança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e83238

Resumo

O livro apresenta a defesa dos direitos das crianças como tema central. A obra originou-se das reflexões tecidas no IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança, que aconteceu em Goiânia, no ano de 2018. Esse mosaico acadêmico é formado por seis unidades temáticas que se coadunam com a luta de defesa dos direitos das infâncias. A participação das crianças nas decisões que as envolvem tem lugar de destaque nos artigos que compõem a obra. O chamamento à luta pela defesa das conquistas democráticas é como uma linha que perpassa todo o bordado colorido desta obra.

Biografia do Autor

Lucimara Morais, Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação- ECOE, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília- PPGE/FE/UnB, campus universitário Darcy Ribeiro, com a pesquisa "Estudos da infância: o direito das crianças à participação em pesquisas". Mestre em Educação formada pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Gestão e Políticas Públicas da Educação Básica, também vinculada ao PPGE/FE/UnB. Especialista em Educação Corporativa e Gestão Pública pela faculdade Unyleya e em Didáticas de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas em Educação, Democratização do acesso aos livros, História da educação do DF, Formação continuada de professores, O pensamento de Anísio Teixeira na educação brasileira e Políticas de leitura; Infância, Direito à participação das crianças em pesquisas.

Ingrid Wiggers, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983). Atualmente é Professora Titular da Universidade de Brasília (UnB). Atua como coordenadora do Programa Mestrado Profissional em Educação Física em Rede (PROEF) - Pólo UnB. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UnB, desde 2009, vinculada à Linha Estudos Socias e Pedagógicos da Educação Física, Esporte e Lazer. Ao mesmo tempo é credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB, desde 2014, na Linha de Pesquisa Estudos Comparados em Educação. Realizou estágio de Pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), entre agosto de 2014 e julho de 2015, com bolsa do CNPq. Foi pesquisadora visitante da University of Chicago (UC) e do Center for Dewey Studies da Southern Illinois University (SIU), nos EUA, em 2014. Igualmente, foi pesquisadora visitante do Iberoamerikanisches Institut e da Staatsbibliothek zu Berlin, na Alemanha, em 2015. Além disso, também atuou como pesquisadora visitante da University of Illinois at Chicago (UIC), nos EUA, em 2016 e 2017. Da mesma forma, foi pesquisadora visitante da Bibliothek für Bildungsgeschichtliche Forschung des DIPF, na Alemanha, em 2018. Coordenadora do Imagem - Grupo de Pesquisa sobre corpo e educação, formado por pesquisadores, estudantes e professores de Educação Básica. Integrante do núcleo da Rede CEDES da UnB, desde 2009, além de outros grupos de pesquisa, como o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil no DF (HISTEDBR-DF). É membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), da Associação Nacional de Pós-graduação em Educação (ANPED), da International Standing Conference for the History of Education (ISCHE), da American Educational Research Association (AERA) e da National Association for Media Literacy Education (NAMLE). Dedica-se à pesquisa dos seguintes temas, principalmente: estudos comparados em educação, didática da educação física, aspectos sociohistóricos sobre o corpo, infância, mídia-educação, escola, desenho infantil e história da educação física. Contato: ingridwiggers@gmail.com

 

 

Referências

ALMEIDA, Ordália Alves. Políticas intersetorias na defesa dos direitos das crianças: o papel da Rede Nacional da Primeira Infância/RNPI. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; FERNANDES, Natália; SIQUEIRA, Romilson Martins (Orgs.). A defesa dos direitos da criança: uma luta sem fronteiras. Goiânia: Cânone Editorial, 2020. p.151-164.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2021]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 5 ago. 2021.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 128, n. 135, p. 13563, 16 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm#art266. Acesso em: 5 jun. 2021.

BUSS-SIMÃO, Márcia; LESSA, Juliana Schumacker. Um olhar para o(s) corpo(s) das crianças em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p.1420-1443, dez. 2020.

COLONNA, Elena. Direitos das crianças na segunda década de sua vida em Moçambique: desafios e oportunidades. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; FERNANDES, Natália; SIQUEIRA, Romilson Martins (Orgs.). A defesa dos direitos da criança: uma luta sem fronteiras. Goiânia: Cânone Editorial, 2020. p.33-41.

FERNANDES, Natália; SIQUEIRA, Romilson Martins. Introdução.In: SARMENTO, Manuel Jacinto; FERNANDES, Natália; SIQUEIRA, Romilson Martins (Orgs.). A defesa dos direitos da criança: uma luta sem fronteiras. Goiânia: Cânone Editorial, 2020. p.9-16.

FRANCO, Nanci Helena Rebouças; SOARES, Maria Patricia Figueiredo. “Um jeito negro de ser e viver”: (re) inventando a vida no contexto da pandemia da covid-19 – o que dizem as crianças negras e suas mães. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p.1229- 1254, dez. 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Convenção sobre os Direitos da Criança, 1989. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca. Acesso em: 15 abr. de 2021.

SARMENTO, Manuel Jacinto; FERNANDES, Natália; SIQUEIRA, Romilson Martins (Orgs.). A defesa dos direitos da criança: uma luta sem fronteiras. Goiânia: Cânone Editorial, 2020.

Downloads

Publicado

2022-03-21