NUPEIN: Trajetória de estudos e pesquisas e sua implicação na consolidação da especificidade da educação da pequena infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e83683

Resumo

Esta entrevista foi realizada por Moema Helena de Albuquerque com o Professor Dr. João Josué da Silva Filho, atualmente professor titular aposentado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos científicos. Membro fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena infância - NUPEIN (nascido em 1991) do qual foi coordenador por muitos anos(entre 1991 e 2014, salvo quando afastado para formação ou para exercer outros cargos administrativos), É autor de livros e capítulos de livros, bem como é editor responsável pela revista eletrônica "Zero-a-Seis" (www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis) até o ano de 2015 quando do ato de sua aposentadoria. O roteiro da entrevista pautou-se na abordagem dos três eixos: ensino, pesquisa e extensão que fundamentam o projeto do NUPEIN, com destaque ao desenvolvimento das pesquisas e seus desafios no contexto nacional.

Biografia do Autor

João Josué da Silva Filho, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1973), Bacharelado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Entre nov. de 2003 e out. de 2004 realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos da Criança (IEC - Universidade do Minho - Portugal), aprofundando estudos sobre a Sociologia da Infância e Cultura de Pares. No primeiro semestre de 2012 voltou a realizar estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia onde desenvolveu estudos sobre métodos de pesquisa antropológica em comunidades quilombolas do agreste baiano. Atualmente é professor Titular aposentado pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação entre 2002 e 2003, cargo que voltou a ocupar entre 2008 e 2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao infantil, formação de professores, fundamentos da Educação, planejamento educacional, novas tecnologias de informação e comunicação, e informática educativa. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos científicos. Membro fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena infância - NUPEIN (nascido em 1991) do qual foi coordenador por muitos anos(entre 1991 e 2014, salvo quando afastado para formação ou para exercer outros cargos administrativos), É autor de livros e capítulos de livros, bem como é editor responsável pela revista eletrônica "Zero-a-Seis" (www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis). Tem orientado trabalhos de pesquisa em nível de doutorado, mestrado e iniciação científica.

Moema Helena de Albuquerque, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

<

Downloads

Publicado

2021-11-09