Crianças e arte: encontros para abrir as janelas à dimensão estética da prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e83933

Palavras-chave:

Educação Infantil, Arte, Docência, Crianças

Resumo

Este estudo traz central a articulação entre educação e arte, considerando as crianças como produtoras e propositoras de experiências estéticas e educativas, que emergem das suas relações entre si e com os(as) docentes na Educação Infantil. A partir da apresentação e análise de uma experiência vivenciada na Pré-Escola, objetiva-se refletir sobre a arte como dimensão estética que nos possibilita sermos tocados pelo mundo e tocá-lo também, permitindo-nos construir percursos educativos significativos e emancipatórios, que atentam para além daquilo que é visível. O texto está fundamentado nos estudos sociais da infância e em autores(as) que pensam a experiência estética e a arte na contemporaneidade. Conclui-se que articular educação e arte com as crianças é uma atitude inserida numa proposta de cunho pedagógico, político, ético e epistemológico. Trata-se do “ir junto”, docentes e crianças, descobrindo novas “janelas” para visualizarem e sentirem novos mundos na unidade de educação infantil e na vida.

Biografia do Autor

Gilvânia Maurício Dias de Pontes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Titular da UFRN lotada no Núcleo de Educação da Infância (NEI/CAp/UFRN). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de Pesquisa: Arte, Linguagem e Currículo. Defendeu tese sobre as experiências estéticas na formação de professores da infância. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com pesquisa sobre as dimensões da arte na Educação Infantil. Especialista em Administração Educacional pela UFRN.). Realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS, desenvolvendo estudos sobre a mediação docente e a abordagem das artes visuais na Educação Infantil. Tem experiência com formação de professores no campo da Arte/Educação, Educação Física e infância. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte - GEARTE (UFRGS); coordena o Grupo de Pesquisa de Arte e Infância (UFRN).

Rayffi Gumercindo Pereira de Souza, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande (2020). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Atuou como professor contratado na Educação Infantil na Rede Municipal de Campina Grande (2017). Atuou como professor substituto na Unidade Acadêmica de Educação Infantil - UAEI (2019 - 2021). Também atuou como assessor técnico e formador na Gerência de Educação Infantil na Rede Municipal de Campina Grande - PB (2021). Seus temas de estudo e pesquisa vinculam-se às temáticas da Educação Infantil, Crianças, Infâncias, Culturas Infantis, Gênero, Currículo e Condição Docente. Está vinculado ao Grupo de estudos e pesquisas Infâncias, Educação Infantil e contextos plurais (GRÃO - UFCG) e ao Grupo de Estudo e Pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão (GEDI - UFPB). É membro ativo do Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil (FAPEI - UFCG). Atua como representante suplente do FAPEI no CONDEB 2020/2022. Integra a Frente Nordeste Criança (Círculo Violência e Direitos Humanos - Subcomitê 8 - Políticas Públicas). Atuou como bolsista do Programa Institucional e Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID de Pedagogia da UFCG (2014/2016) e no Programa Institucional de Educação Tutorial - PET/Conexões de Saberes/UFCG (2016/2017). Integra o GT 07 (Educação de crianças de 0 a 6 anos) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPed). Está atualmente como parecerista AD HOC da Revista Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade - UFMS (ISSN: 2358-1840). Esteve como parecerista AD HOC da Revista Olhar de Professor/UEPG (ISSN: 1984-0187), no período 2020/2021.

Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui Licenciatura Plena em Psicologia (1995) e formação em Psicologia Clínica (1996), pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestrado em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Doutorado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Professora da Unidade Acadêmica de Educação, desde 2002, e do programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Campina Grande, atuando na linha de pesquisa Práticas Educativas e Diversidade.. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão relacionados às seguintes áreas: Educação do Campo, Educação Infantil do Campo, Contextos Específicos e processos de subjetivação. Coordenou, na região nordeste, a pesquisa nacional Caracterização das Práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos em territórios rurais brasileiros (MEC/UFRGS), que contou com a participação de pesquisadores de IES de todas as regiões do país e foi desenvolvida no período de 2011 a 2012. Coordenou a pesquisa "Oferta da Educação Infantil no estado da Paraíba em área urbana e rural ? aspectos quantitativos e qualitativos" (Chamada Universal ? MCTI/CNPq no. 14/2014). Coordenou a construção da proposta curricular do estado da Paraíba, quanto a etapa da Educação Infantil, a partir da BNCC. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais (Grão), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. É membro do Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil, vinculado ao MIEIB.

Referências

MOSQUERA, Vicente Blanco; CIDRÁS, Salvador. Educar a través da arte. Cara a unha escola imaxinada. Pontevedra: Kalandraka, 2019.

BOSI, Alfredo. Fenomenologia do Olhar. In: NOVAES. A. (Org.). O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. p. 65-87.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Crianças, coleções e Arte Contemporânea na pré-escola. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. (Orgs.). Arte contemporânea e docência com crianças: inventários educativos. Porto Alegre: Zouk, 2021, p. 43 - 64.

CORSARO, Willian. Sociologia da infância. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. A importância das artes na infância. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da (Org.). As artes no universo infantil. Porto Alegre: Mediação, 2017. p. 15-53.

DERDIK, Edith. Formas de pensar o desenho. Porto Alegre: Zouk, 2010.

DERDIK, Edith. Formas de pensar o desenho. São Paulo: Panda Educação, 2020.

DEWEY, John. Arte como Experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins

Fontes, 2010.

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação do sensível. 2000. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

GALLO, Sílvio. Educação infantil: do dispositivo pedagógico ao “ir junto” com as crianças. In: ABRAMOWICZ, Anete; TEBET, Gabriela (Orgs.). Infância e Pós-Estruturalismo. São Carlos: Pedro e João Editores, 2019.

GREIMAS, Algirdas Julien. Da Imperfeição. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

HORN, Maria da Graça Souza. Brincar e Interagir nos Espaços da Escola

Infantil. Porto Alegre: Penso, 2017.

JANELAS da Alma. Direção: João Jardim e Walter Carvalho. 2001. You tube. 14 de março de 2014. Duração: 73 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_I9l7upG0DI Acesso em: 08 ago. 2021.

MAGRITTE, René. A condição Humana (1933). Artes e Artistas, n.p., 26 de maio de 2020. Disponível em: https://arteeartistas.com.br/a-condicao-humana-rene-magritte/. Acesso em: 07 ago. 2021.

MATISSE, Henri. Paisagem vista de uma janela (1913). Anu art collection, n.p., s.d. Disponível em: https://anu.co.za/HenriMatisse/index.html. Acesso em: 07 ago. 2021.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. Tradução de Paulo Neves e Maria Ermantina Gomes. São Paulo: Cosac & Naif, 2004.

PONTES, Gilvania Maurício Dias de. Arte na educação da infância: saberes e práticas da dimensão estética. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Conhecer a infância: os desenhos das crianças como produções simbólicas. In: MARTINS FILHO, Altino José; PRADO, Patrícia Dias (Orgs.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas - SP: Autores Associados, 2011.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Visibilidade social e estudo da infância. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; VASCONCELOS, V. M. R. de. (Orgs.) Infância (In)visível. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2007. p. 25-49.

SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel. As crianças contextos e identidades. Braga: Centro de Estudos da Criança, 1997.

STRECK, Danilo R. (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Dossiê: A arte da pergunta: as crianças como propositoras de sentidos estéticos