Crianças e arte: encontros para abrir as janelas à dimensão estética da prática docente
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e83933Palavras-chave:
Educação Infantil, Arte, Docência, CriançasResumo
Este estudo traz central a articulação entre educação e arte, considerando as crianças como produtoras e propositoras de experiências estéticas e educativas, que emergem das suas relações entre si e com os(as) docentes na Educação Infantil. A partir da apresentação e análise de uma experiência vivenciada na Pré-Escola, objetiva-se refletir sobre a arte como dimensão estética que nos possibilita sermos tocados pelo mundo e tocá-lo também, permitindo-nos construir percursos educativos significativos e emancipatórios, que atentam para além daquilo que é visível. O texto está fundamentado nos estudos sociais da infância e em autores(as) que pensam a experiência estética e a arte na contemporaneidade. Conclui-se que articular educação e arte com as crianças é uma atitude inserida numa proposta de cunho pedagógico, político, ético e epistemológico. Trata-se do “ir junto”, docentes e crianças, descobrindo novas “janelas” para visualizarem e sentirem novos mundos na unidade de educação infantil e na vida.
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