A lei 10.639 e a diversidade cultural do Colégio Estadual "Lauro Muller"

Isadora Marques Crochik

Resumo


Este texto trata do relatório de um trabalho exploratório, sem pretensão científica, realizado junto com as crianças do Colégio Lauro Muller. Meu objetivo foi realizar um primeiro contato com as crianças, buscando um retrato de seu modo de pensar sobre a escravidão, suas origens e conseqüências. Não me ocupei em analisar e interpretar os discursos das crianças, pois o meu interesse maior, neste texto, não é discutir o que elas pensam, nem relacionar o seu pensamento com o pensamento e atitude de adultos. Este trabalho é, na verdade, uma base para pensar maneiras eficientes de incluir discussões e conceitos antropológicos relativos à diversidade cultural e a questão dos negros no Brasil no cotidiano da escola.

Palavras-chave


Educação; Diversidade cultural; Raça; Cor

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Zero-a-Seis, ISSN 1980-4512 Florianópolis, Brasil.