Educação infantil: políticas e práticas no contexto da pandemia em municípios paraibanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e84923

Palavras-chave:

Corridas de endurance, Índices fisiológicos, Metabolismo aeróbio.

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar as ações de secretarias de educação e de instituições de educação infantil, de municípios paraibanos, no tocante às atividades pedagógicas, não presenciais e/ou remotas no contexto da pandemia. As fontes de pesquisas compõem-se de normas emitidas pelo governo federal, MEC e CNE: Leis, Pareceres, Portarias e Resoluções (BRASIL, 2020a, 2000b, 2000c,); além de autores como: Campos e Durli (2021); Campos et al (2020), dentre outros. É uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual foi realizada uma pesquisa bibliográfica e um questionário para a produção dos dados. Os resultados evidenciaram que, apesar de portarias, pareceres e resoluções elaborados, em nível nacional e estadual, políticas e programas, intersetoriais, não se materializaram para garantir a igualdade no acesso e a qualidade do atendimento. Em face do exposto, pode-se afirmar que as propostas de atividades remotas, na educação infantil são precárias e excludentes.

Biografia do Autor

Lenilda Cordeiro de Macêdo, Universidade Estadual da Paraíba

Formação Acadêmica: Pedagoga (UEPB); Especialista Em Educação(UFPB); Mestra em Educação pela linha de pesquisa Políticas Públicas e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/ UFPB); Doutora em Educação pela linha de pesquisa Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/ UFPB. Experiência Acadêmico-Profissional: Atualmente é professora adjunta/DE da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB - área de Educação exercendo a docência no Departamento de Educação Campus I atuando como docente nas áreas de Didática, educação infantil, no curso de Licenciatura em Pedagogia e Organização do Trabalho Escolar e Currículo nas demais licenciaturas do Centro de Educação - CEDUC. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na áreas de Politicas Educacionais, Formação de Professores; Direitos Humanos e das Crianças, Infâncias, Crianças, Culturas Infantis e Educação Infantil. Coordena o Grupo de Pesquisa e Extensão Infâncias, Criança e Educação - GPEICE ; membro do GRUPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança. Chefe Adjunta do Departamento de Educação - Campus I; Membro do GT: Politicas Educacionais e Processos Pedagógicos do Departamento de Educação

Mariana Pereira de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

studante do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Universidade Estadual da Paraíba, Campus I.

 

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Publicado

2022-03-21