Crise do cuidado: repercussões da Pandemia na situação social das famílias e nas experiências de bebês e crianças na Bahia - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e86181Palavras-chave:
Infância, Educação Infantil, Pandemia, COVID-19, CuidadoResumo
Este artigo analisa as repercussões da pandemia de COVID-19 nas condições de vida de famílias de bebês e crianças da Educação Infantil em territórios baianos. O estudo realizado por meio da análise das ações e mobilizações no âmbito da política de Educação Infantil, narrativas das crianças, questionários e entrevistas com famílias, abrange dimensões que possibilitam pensar mudanças nas condições familiares e seus impactos nas experiências das crianças: a situação socioeconômica, a configuração das rotinas e práticas de cuidado em casa e a natureza das atividades realizadas com as crianças. Conclui-se que a pandemia representa uma crise do cuidado das crianças. Esta crise é um risco ao desenvolvimento cultural humano frente às políticas fragmentadas entre as áreas da educação, assistência social, cultural, jurídica e de saúde.
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