Crise do cuidado: repercussões da Pandemia na situação social das famílias e nas experiências de bebês e crianças na Bahia - Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e86181

Palavras-chave:

Infância, Educação Infantil, Pandemia, COVID-19, Cuidado

Resumo

Este artigo analisa as repercussões da pandemia de COVID-19 nas condições de vida de famílias de bebês e crianças da Educação Infantil em territórios baianos. O estudo realizado por meio da análise das ações e mobilizações no âmbito da política de Educação Infantil, narrativas das crianças, questionários e entrevistas com famílias, abrange dimensões que possibilitam pensar mudanças nas condições familiares e seus impactos nas experiências das crianças: a situação socioeconômica, a configuração das rotinas e práticas de cuidado em casa e a natureza das atividades realizadas com as crianças. Conclui-se que a pandemia representa uma crise do cuidado das crianças. Esta crise é um risco ao desenvolvimento cultural humano frente às políticas fragmentadas entre as áreas da educação, assistência social, cultural, jurídica e de saúde.

Biografia do Autor

Elenice de Brito Teixeira Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa: Infância e Educação Infantil (2021) com pesquisa sobre os processos de constituição da brincadeira em uma turma de bebês ao longo de dois anos na Educação Infantil. Mestre em Educação pela mesma Universidade, com pesquisa sobre condição docente na Educação Infantil (2011). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2008). É professora assistente da Universidade do Estado da Bahia desde 2012. Coordena o Observatório da Infância e Educação Infantil da UNEB vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Educacionais Paulo Freire e é membro do ENLACEI - Estudos em Infância, Cultura e Educação Infantil da UFMG, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil. É associada ao GT 07 - Educação da criança de 0 a 6 anos da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa - ANPED. Faz parte do Comitê Gestor Institucional de formação inicial e continuada de profissionais da Educação Básica da UNEB e coordena o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia. Compõe a Equipe Editorial da Revista Educação em Foco (Qualis A4) da Universidade Federal de Juiz de Fora como editora executiva externa. É integrante do Fórum Baiano de Educação Infantil e do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB). Atua principalmente nos seguintes temas: constituição cultural dos bebês e crianças, brincadeira, interações e currículo das escolas de Educação Infantil; trabalho e condição docente na Educação Infantil; pesquisa e estágio na formação de professores da Educação Infantil; políticas e práticas de Educação Infantil.

Eugênia da Silva Pereira , Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestra em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ? UFRB (2015); Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus XII - Guanambi - Bahia (2010); Especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012); Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Guanambi/BA (2012). Atua como professora substituta, vinculada ao Colegiado de Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII (2014-atual); Membro do Observatório da Infância e Educação Infantil da UNEB. Professora efetiva [afastada por interesse particular] da Rede Municipal de Educação de Guanambi desde 2016-2020, atuando com Educação Infantil (5º período) e anos iniciais do ensino fundamental (1º, 3º e 4º ano) na Escola Municipal Colônia Agrícola de Ceraíma e coordenadora pedagógica no Centro de Treinamento Pedagógico ? CETEP. Atuou como membro do Conselho Municipal de Educação do município de Guanambi ? Bahia (Gestão 2007-2011; 2016-2018); Atuou na Câmara de Educação do Campo do Território de Identidade da Bahia ?Sertão Produtivo? (2015-2019). Atuou na coordenação da Especialização em Educação do Campo da UNEB Campus XII (turma 2017-2018). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire - NEPE, na linha de pesquisa em Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais. Membro da diretoria do Centro de Agroecologia no Semiárido - CASA, entidade ligada à Articulação no Semiárido Brasileiro - ASA. Membro do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial (CAECDT) da UNEB. Filiada do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guanambi e região e da Associação dos docentes da UNEB (ADUNEB). Militante da Consulta Popular. Atuação na área de Educação em espaços escolares e não escolares, Educação do/no Campo, Educação Infantil, Convivência com o Semiárido, entre outros. 

Larissa Monique de Souza Almeida Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Larissa Monique é Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na linha de Infância e Educação Infantil com pesquisa sobre os processos de imitação e os bebês que vivenciam a creche. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista (2016) estudando sobre a infância e o currículo do primeiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié (2013). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié (2012). Atua como Professora Substituta nos Cursos de Letras e Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia, Campus Brumado. Atuou como professora substituta da Universidade do Estado da Bahia, Campus Guanambi e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) também em Guanambi, na Bahia. Integrante do Observatório da Infância e Educação Infantil (ObEI) da UNEB vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Educacionais Paulo Freire e do ENLACEI - Estudos em Infância, Cultura e Educação Infantil da UFMG, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil. Atua principalmente nos seguintes temas: Infância e a Educação Infantil; Interações entre crianças na educação infantil; organização do trabalho pedagógico na educação infantil; formação de professores; pesquisa e educação básica. 

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Publicado

2022-10-27