Homens feministas e a educação infantil: por uma pedagogia feminista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e86631

Palavras-chave:

Professores homens, Feminismos, Pequena infância, Binarismo

Resumo

Movimento que fissura os espaços-tempos da educação infantil, este artigo garatuja a presença de homens na pequena infância e a sua inserção, como travessia feminista, cujo processo formativo de quebra de visões binárias e sexista são retirados do lugar e como travessia se deslocam para pensar em pedagogias feministas. Ao abordar tal perspectiva a partir da materialidade de uma pesquisa de doutorado que ao desenhar um diálogo entre os filósofos Deleuze, Guattari e Foucault articula-se como elementos que explodem e contagiam a pequena infância, performáticos e des-formativos, um atravessamento que impacta e mexe com os espaços. Ainda, as feministas negras e decoloniais criam um jogo compositivo para pensar no feminismo enquanto transformação social, criando linhas que se encontram e deliram nos espaços da pequena infância.

Biografia do Autor

Peterson Rigato da Silva, UNESP - Prefeitura de Piracicaba-SP

Pedagogo e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Atualmente doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação na UNESP - Rio Claro. Diretor de creche e pré-escola da rede Municipal de Educação Infantil de Piracicaba, Professor no curso de Pedagogia da UNIMEP e militante do Fórum Paulista de Educação Infantil (2018/2021) e MIEIB. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em diferenciação sócio-cultural - GEPEDISC/ linha Culturas Infantis e do IMAGO/UNESP, tem experiência na área de Educação e Pesquisa, com ênfase em Educação Infantil, atuando, principalmente nos seguintes temas: Relações de Gênero, Culturas Infantis, Políticas Públicas para a Pequena Infância, Pedagogia da Infância, Pedagogia da Educação Infantil, Sociologia da Infância. (Texto informado pelo autor)

 

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Publicado

2022-12-19