A centralidade do corpo no estabelecimento das relações dos bebês na educação infantil: uma experiência de estágio com bebês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e87200

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Berçário, Linguagem corporal, Bebês

Resumo

O presente trabalho se trata de um relato de experiência de estágio supervisionado com bebês em uma creche pública no município de Campina Grande-PB. Através das vivências com os bebês nos períodos de observação e intervenção foram analisadas, a partir da temática da linguagem corporal, a rotina do grupo e as relações estabelecidas entre os sujeitos, destes com suas professoras e com os materiais que manuseavam. Foi realizada uma pesquisa-intervenção objetivando perceber o lugar da linguagem corporal na prática pedagógica das professoras, utilizando-se dos recursos do diário de campo, fotografias e filmagens. Os referenciais teóricos utilizados para fundamentar a pesquisa e as análises realizadas contaram com autores como Pereira (2009), Malaguzzi (1999), Ramos (2014), Falk (2004), Barbosa (2000) e Goldschmied (2006). Percebeu-se a centralidade do corpo nas relações dos bebês com suas professoras, em busca de acalento e conforto diante do período de inserimento na creche, bem como com os materiais oferecidos, que proporcionavam descobertas de movimentos, sensações e possibilidades de expressão através do corpo. As interações entre os bebês também fizeram uso da linguagem corporal na forma de relações de disputas, interações compartilhadas de exploração de materiais e comunicação corporal.

Biografia do Autor

Isabela Sarah Trigueiro Custódio de Brito, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande/PB (UFCG), Campus I. Fez parte do apoio pedagógico da Unidade Acadêmica de Educação Infantil- UAEI/UFCG. Integrante do GRÃO- Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais, e GPEG- Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica, cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq. Tem interesse nas temáticas de Educação Infantil, Formação Docente e Práticas Pedagógicas. 

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Publicado

2022-10-27