Desenvolver valores na primeira infância: uma proposta de ação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Neste artigo apresentamos as reflexões que emergiram a partir da observação das crianças durante o estágio realizado no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina. Buscamos direcionar nosso olhar às crianças, privilegiando as manifestações infantis nas suas singularidades e diversidades, a fim de compreendermos seus reais desejos e necessidades. Para tanto, realizamos observação participativa, na qual produzimos registros escritos e fotográficos. Observando as formas como as crianças se relacionam, percebemos a necessidade de inserirmos em nossas atividades diárias com as crianças os “Valores”. Por isso, foi preciso considerar o que as crianças nos indicavam através de suas inúmeras expressões, pois, é por meio da ação pedagógica intencionalizada que ocorrem mudanças nas ações cotidianas, fazendo-as se questionarem sobre seus relacionamentos e formularem seus próprios julgamentos sobre o que é certo ou errado.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.