Desenvolver valores na primeira infância: uma proposta de ação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Neste artigo apresentamos as reflexões que emergiram a partir da observação das crianças durante o estágio realizado no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina. Buscamos direcionar nosso olhar às crianças, privilegiando as manifestações infantis nas suas singularidades e diversidades, a fim de compreendermos seus reais desejos e necessidades. Para tanto, realizamos observação participativa, na qual produzimos registros escritos e fotográficos. Observando as formas como as crianças se relacionam, percebemos a necessidade de inserirmos em nossas atividades diárias com as crianças os “Valores”. Por isso, foi preciso considerar o que as crianças nos indicavam através de suas inúmeras expressões, pois, é por meio da ação pedagógica intencionalizada que ocorrem mudanças nas ações cotidianas, fazendo-as se questionarem sobre seus relacionamentos e formularem seus próprios julgamentos sobre o que é certo ou errado.Downloads
Publicado
2007-06-23
Edição
Seção
Cotidiano
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.