Desenvolver valores na primeira infância: uma proposta de ação pedagógica

Paula Maria Santos Koeric, Thais Carboni Martins

Resumo


Neste artigo apresentamos as reflexões que emergiram a partir da observação das crianças durante o estágio realizado no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina. Buscamos direcionar nosso olhar às crianças, privilegiando as manifestações infantis nas suas singularidades e diversidades, a fim de compreendermos seus reais desejos e necessidades. Para tanto, realizamos observação participativa, na qual produzimos registros escritos e fotográficos. Observando as formas como as crianças se relacionam, percebemos a necessidade de inserirmos em nossas atividades diárias com as crianças os “Valores”. Por isso, foi preciso considerar o que as crianças nos indicavam através de suas inúmeras expressões, pois, é por meio da ação pedagógica intencionalizada que ocorrem mudanças nas ações cotidianas, fazendo-as se questionarem sobre seus relacionamentos e formularem seus próprios julgamentos sobre o que é certo ou errado.

Palavras-chave


Relações; Crianças; Papel do professor; Valores.

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Zero-a-Seis, ISSN 1980-4512 Florianópolis, Brasil.