“A pessoa ter dezanove para lá não prejudica”: O casamento prematuro na perspectiva de crianças e adolescentes em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e88135

Palavras-chave:

Casamento Prematuro, Crianças, Adolescentes, Moçambique

Resumo

O casamento prematuro tem profundas implicações na vida e no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes envolvidos, especialmente nas meninas. Em Moçambique, 41% das raparigas e 11% dos rapazes menores de 18 anos, são casados ou vivem com alguém como se fossem casados. O presente artigo procura apresentar o fenomeno social do casamento prematuro, a partir dos pontos de vistas das próprias crianças e adolescentes de três diferentes contextos de Moçambique. Os dados foram recolhidos através de uma pesquisa participativa e visual e foram analisados, de acordo com o modelo socio-ecológico. Os principais resultados indicam que todos os actores que poderiam ter um papel central na prevenção do casamento prematuro, desde os próprios adolescentes, os seus pares e as suas famílias até a comunidade, as instituições e o Governo local, desempenham na realidade um papel ambivalente, contribuindo muitas vezes para estes casamentos.

Biografia do Autor

Elena Colonna, Universidade Eduardo Mondlane UEM - Moçambique

Possui doutorado em Estudos da Criança - Sociologia da Infância pela Universidade do Minho(2012). Atualmente é Docente da Universidade Eduardo Mondlane. Tem experiência na área de Sociologia

Referências

BASSIANO, Victor; LIMA, Cláudia de Araujo. Casamentos prematuros em Moçambique: causas e consequências do abandono escolar. Revista Imagens da Educação, Maringá, v. 2, n. 8, p. 1-16, 2018.

BIZA, Adriano Mateus. Associações de Jovens, Estado e Política em Moçambique. Maputo. 2007.

COLONNA, Elena. Eu é que fico com a minha irmã. Vida quotidiana das crianças na periferia de Maputo. Braga. 2012.

COSTA, Luiza Sartori. Casamento infantil: infância roubada por graves violações dos direitos humanos das crianças. São Paulo: Hucitec Editora, 2019.

GLAUSER, Benno. Street Children: Deconstructing a Construct. In: JAMES, A.; PROUT, A. Constructing and Reconstructing Childhood. Hampshire: The Falmer Press, 1990. p. 141-159.

HUSSEY, Julian. Photovoice Facilitator's Guide. Wormerveer: Rutgers, 2016.

KENNAN, Danielle; BRADY, Bernadine; FORKAN, Cormac. Space, voice, audience and influence: the Lundy model of participation in child welfare practice. Practice, v. 31, n. 3, p. 205-218, 2019.

KOLLER, Sílvia. Violência doméstica: uma visão ecológica. In: AMENCAR Violência doméstica. Brasilia: UNICEF, 1999. p. 32-42.

MABASSO, Raul Abilio; TEREUCAN, Julio César. Práticas culturais, perspectiva de gênero e direitos da criança: um estudo de caso de Moçambique. Latinoamericana de Estudios de Familia, v. 1, n. 14, p. 181-197, 2022.

MGECAS & MISAU. Relatório de Indicadores Básicos do Inquérito Sobre Violência Contra a Criança em Moçambique (InVIC 2019). MGECAS & MISAU. Maputo. 2020.

NGUYEN, Nadia et al. Mental health and ART adherence among adolescents living with HIV in Mozambique. AIDS care, p. 1-9, 2022.

NHAMPOCA, Joaquim; MARITZ, Jeanette. Early marriage and adolescent pregnancy in Mozambique. African Journal of Reproductive Health, v. 26, n. 3, 2022.

PALIBRODA, Beverly. A practical guide to Photovoice. Manitoba: The Prairie Women’s Health Centre of Excellence, 2009.

PECHTELIDIS, Yannis. A Criança como Ator Social/The Child as a Social Actor. In: TOMÁS, Catarina, et al. Conceitos-chave em Sociologia da Infância. Perspetivas Globais. Braga: Uminho Editora, 2021. p. 51.

SHAW, Jon; HARRIS, Jesse. Children of war and children at war: Child victims of terrorism in Mozambique. In: Terrorism and disaster: Individual and community mental health interventions. [S.l.]: [s.n.], 2003. p. 41-57.

TISDALL, Kay ; DAVIS, John; GALLAGHER, Micheal. Researching with Children & Young People. London: Sage, 2009.

UNICEF & UNFPA. Casamento Prematuro e Gravidez na Adolescência em Moçambique: Causas e Impacto. Maputo. 2015.

UNICEF. Early Marriage: Child Spouses. Innocenti Digest , Florence, v. 7, 2001.

UNICEF. Conceptual Framework for Measuring Outcomes of Adolescent Participation. New York. 2019.

UNICEF. Pobreza Infantil Multidimensional em Moçambique. Maputo. 2020.

WOOD, Lesley. Action research for the 21st century: Exploring new educational pathways. South African Journal of Higher Education, v. 28, n. 2, p. 660-672, 2014.

Publicado

2022-12-19