Comunicação, linguagem e expressão corporal na educaçã física
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este trabalho busca fundamentar a compreensão da expressão corporal como linguagem que permitiria à criança produzir informação/conhecimento no âmbito da Educação Física. Para tal, conceitua infância, linguagem e comunicação, e considera que a Educação Física infantil exige o estabelecimento de relações comunicativas, nas quais a expressão corporal aparece como manifestação privilegiada. Com base na Semiótica de Peirce, a expressão corporal é entendida como linguagem em si mesma, quando constituída por gestos espontâneos, deflagrados por estímulos diversos, que possibilita às crianças construir relações interpretantes/interpretativas no fluxo dos signos assim desencadeado e, portanto, produzir conhecimentos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
