Comunicação, linguagem e expressão corporal na educaçã física

Autores

  • Eliane Gomes da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lúcia Helena Ferraz Sant’Agostino Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho busca fundamentar a compreensão da expressão corporal como linguagem que permitiria à criança produzir informação/conhecimento no âmbito da Educação Física. Para tal, conceitua infância, linguagem e comunicação, e considera que a Educação Física infantil exige o estabelecimento de relações comunicativas, nas quais a expressão corporal aparece como manifestação privilegiada. Com base na Semiótica de Peirce, a expressão corporal é entendida como linguagem em si mesma, quando constituída por gestos espontâneos, deflagrados por estímulos diversos, que possibilita às crianças construir relações interpretantes/interpretativas no fluxo dos signos assim desencadeado e, portanto, produzir conhecimentos.

Biografia do Autor

Eliane Gomes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Educação Física

Lúcia Helena Ferraz Sant’Agostino, Universidade de São Paulo

Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas.Professora do Departamento de Ciências Sociais, Instituição Toledo de Ensino, Bauru-SP *

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua