Chamada Dossiê: Maternidades (im) possíveis: educar, cuidar e transbordar afetos em devir-infâncias de direitos!

2025-11-10

A revista Zero-a-Seis convida docentes, pesquisadoras/es e estudantes brasileiras/os e estrangeiras/os a enviarem, até  28 de fevereiro de 2026, artigos para o Dossiê “Maternidades (im)possíveis: educar, cuidar e transbordar afetos em devir-infâncias de direitos!”. A Zero-a-Seis é atualmente uma revista avaliada com Qualis A3 na área da Educação.

O dossiê tem por objetivo ampliar o campo de estudos sobre Maternidades e as Infâncias brasileiras, na Educação em interlocução com os Estudos Feministas, visando problematizar a desvalorização do trabalho, objetivo e subjetivo do amor e cuidado que envolve a ação da maternidade e do devir da infância.  O maternar como reprodução da vida em uma complexa teia de relações sociais, que envolve: dos mitos do amor materno, passando pelo abandono e a violência de infâncias roubadas, contradições das desigualdades sociais, questões territoriais, diferenças regionais - como por exemplo, visualizarmos as especificidades das mulheres e infâncias amazônidas e às urgentes políticas públicas no âmbito do reconhecimento de Direitos.  Com a organização do Dossiê buscamos ampliar a literatura sobre uma educação para as relações sociais e culturais tangenciadas por múltiplas experiências que atravessam as maternidades, as infâncias e as políticas públicas de reconhecimento e garantia de direitos sociais, por isso, objetivamos reforçar a importância do constante debate dos direitos humanos ainda a serem assegurados para as mulheres, crianças e uma grande parcela da sociedade.

Além de artigos originais, o dossiê receberá também entrevistas com especialistas da área e resenhas de livros que problematizem questões das Maternidades e Infâncias como devir de direitos provocadas pelo atual cenário político e social.

 

O prazo final para envio dos textos que comporão este Dossiê é dia 28 de fevereiro de 2026. Visando a publicação no segundo semestre de 2026.

Para submissões, por favor, observar as Diretrizes para autores: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/about/submissions#authorGuidelines ao fazer a submissão selecionar Dossiê e indicar indicar ao editor que se refere a proposta do Dossiê: Maternidades (im) possíveis: educar, cuidar e transbordar afetos em devir-infâncias de direitos!

 

Organizadoras:

Adriana Rio:

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP

Pós doutoranda no PPGEEC (Programa de Educação em Ciências da Amazônia), pesquisadora no grupo de pesquisa VIDAR IN TENSÕES da Universidade Estadual da Amazônia UEA e  

Mônica de Oliveira Costa

Doutora em Educação em Ciências da Amazônia, UEA

Coordenadora do grupo de pesquisa VIDAR IN TENSÕES da UEA

Professora da UEA.

Vanderlete Pereira

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP

Pesquisadora do grupo de Gepedisc Culturas Infantis (UNICAMP).

Professora da UEA.

Carolina Barroncas de Oliveira

Doutora em Educação em Ciências da Amazônia, UEA

Coordenadora do grupo de pesquisa VIDAR IN TENSÕES da UEA

Professora da UEA.

Daniela Franco Carvalho

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP

Professora do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia

Professora pesquisadora visitante da UEA.