Chamada N°25 - "Poesia, prosa e as teatralidades da linguagem: limes e limens"

Chamada N°25 - "Poesia, prosa e as teatralidades da linguagem: limes e limens"

A modernidade opera pela teoria e prática da conquista, da divisão e da dominação. Nas artes e nas ciências, tal princípio se desdobra em selecionar e descrever um campo de saber previamente mapeado, delimitar a ambiência da ação e demonstrar o domínio no manejo dos saberes produzidos nessa ação. Negando os princípios que organizam o pensamento e ações modernos, a literatura contemporânea busca evidenciar a distância que a arte moderna mantém de seu mais precioso desejo, quer seja, o de anular a relação dicotômica entre arte e vida. A literatura contemporânea abandona a prática de um “fazer” artístico, marcando de modo bastante intenso seu “desejo” de produzir arte. Esse desejo se move por encenações da mitologia mesma da literatura. Encenações essas que colocam em evidência os limiares das formulações construídas com base em contradições. Deixa, com isso, de tratá-los como limes/fronteiras e os expõe em carne viva, ou seja, como contradições – que são – não resolvidas. A escrita que resulta desse modo de compreender a si mesma apresenta-se como teatral, uma vez que já não representa nada, não está no lugar de nada, ao contrário, apenas é, sem se preocupar com elemento que constitui o contraditório, seja ele o referente, seja ele o pensamento abstrato. Com uma escrita bastante marcada por um desejo de produzir experiências sensíveis e inteligíveis em meio a processos de formulação escrita, a poesia contemporânea responderia à exigência de sua tarefa com uma atitude que pode ser interpretada como uma negação às fronteiras de gênero e às concepções de seu próprio fazer artístico estabelecidos de antemão, ao mesmo tempo que propõe uma prática escrita cuja função é dar a ver lugares e paisagens criados a partir de cenas (re)tomadas de sua mitologia textual. Se estabeleceria nessa escrita uma relação entre voz (querer dizer) e linguagem (ser obrigado a dizer) que implica o enfrentamento de uma das formulações mais radicais da poesia moderna, a saber, reelaborar a relação entre a escrita da poesia – do verso –  e a produção de um pensamento que se mantenha ético.

Prazo de envio: até dia 30 de setembro de 2018

 

 

Convocatoria Nº25 - "Poesía, prosa y las teatralidades del lenguaje: liminares y limens"

La modernidad opera por la teoría y la práctica de la conquista, de la división y de la dominación. En las artes y en las ciencias, tal principio se desdobla en seleccionar y describir un campo de saber previamente mapeado, delimitar la ambiencia de la acción y demostrar el dominio en el manejo de los saberes producidos en esa acción. Negando los principios que organizan las acciones y el pensamiento modernos, la literatura contemporánea busca evidenciar la distancia que el arte moderno mantiene respecto de su más precioso deseo, esto es, el de anular la relación dicotómica entre el arte y la vida. La literatura contemporánea abandona la práctica de un “hacer” artístico, marcando de modo bastante intenso su “deseo” de producir arte. Ese deseo se mueve por puestas en escena de la propia mitología de la literatura. Puestas en escenas estas que ponen en evidencia los liminares de las formulaciones construidas con base en contradicciones. Deja, con eso, de tratarlos como umbrales/fronteras y los expone en carne viva, es decir, como contradicciones – que son – no resueltas. La escritura que resulta de ese modo de comprenderse a sí misma se presenta como teatral, una vez que ya no representa nada, no está en el lugar de nada, al contrario, apenas es, sin preocuparse con el elemento que constituye lo contradictorio, ya sea el referente, ya sea el pensamiento abstracto. Con una escritura bastante marcada por un deseo de producir experiencias sensibles e inteligibles en medio de procesos de formulación escrita, la poesía contemporánea respondería a la exigencia de su tarea con una actitud que puede ser interpretada como una negación de las fronteras de género y de las concepciones de su propio hacer artístico establecidas de antemano, al mismo tiempo que propone una práctica escrita cuya función es la de dar a ver lugares y paisajes creados a partir de escenas (re)tomadas de su mitología textual. Se establecería en esa escritura una relación entre voz (querer decir) y lenguaje (ser o estar obligado a decir) que implica el enfrentamiento de una de las formulaciones más radicales de la poesía moderna, a saber, reelaborar la relación entre la escritura de la poesía – del verso – y la producción de un pensamiento que se mantenga ético.

 

Plazo de envío: hasta el 30 de septiembre de 2018