Artes musicais na diáspora africana: improvisação, chamada-e-resposta e tempo espiralar

Autores

  • Luis Ferreira Makl Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2011n11p55

Resumo

As reflexões e sugestões apresentadas neste artigo visam contribuir à compreensão das práticas musicais da diáspora africana. O ponto de partida é o conceito de colonialidade e o atual estado da arte dos estudos sobre músicas negras, as pesquisas acadêmicas e experiências de vida musical do autor. A reflexão é localizada no atual cenário sociocultural brasileiro. Desde a perspectiva das teorias da performance, serão sugeridos alguns sentidos e interpretações a respeito das articulações entre improvisação, polirritmia, chamada-e-resposta, e um conceito de tempo espiralar na música.

Biografia do Autor

Luis Ferreira Makl, Universidade de Brasília

Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília. Professor titular de
Antropologia no Instituto de Altos Estudios Sociales, Universidad Nacional de San Martín
(IDAES/UNSAM), Buenos Aires. Pesquisador no Instituto de Investigación en
Etnomusicología (IIET), Buenos Aires.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Artigos