Artes musicais na diáspora africana: improvisação, chamada-e-resposta e tempo espiralar

Autores/as

  • Luis Ferreira Makl Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2011n11p55

Resumen

As reflexões e sugestões apresentadas neste artigo visam contribuir à compreensão das práticas musicais da diáspora africana. O ponto de partida é o conceito de colonialidade e o atual estado da arte dos estudos sobre músicas negras, as pesquisas acadêmicas e experiências de vida musical do autor. A reflexão é localizada no atual cenário sociocultural brasileiro. Desde a perspectiva das teorias da performance, serão sugeridos alguns sentidos e interpretações a respeito das articulações entre improvisação, polirritmia, chamada-e-resposta, e um conceito de tempo espiralar na música.

Biografía del autor/a

Luis Ferreira Makl, Universidade de Brasília

Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília. Professor titular de
Antropologia no Instituto de Altos Estudios Sociales, Universidad Nacional de San Martín
(IDAES/UNSAM), Buenos Aires. Pesquisador no Instituto de Investigación en
Etnomusicología (IIET), Buenos Aires.

Publicado

2011-01-01