Deflagar o zero: observador e linguagem em Inserções em Circuitos Ideológicos

Autores

  • Victor Hermann Mendes Pena Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2017n24p112

Palavras-chave:

Espectador, Inserções em Circuitos Ideológicos, Cildo Meireles

Resumo

O presente artigo discute a obra Inserções em Circuitos Ideológicos, de Cildo Meireles, sob o ponto de vista do ato criativo, com enfoque na questão do espectador, e da linguagem, com destaque à teoria da fala mítica, de Roland Barthes. A partir dessa perspectiva, pretende-se uma análise pormenorizada da obra, discutindo as diferenças entre o Projeto Cédula e o Projeto Coca-Cola, no que diz respeito ao papel do observador, a noção de “circuito”, e o modo de combate à alienação ideológica.

Biografia do Autor

Victor Hermann Mendes Pena, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e mestrado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente é doutorando em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016).

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Publicado

2017-12-08

Edição

Seção

Artigos