A vertigem angélica. 80 anos da geopoética de Iommi & Bó

Autores

  • Raul Antelo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2021.e90618

Palavras-chave:

Utopia, transculturação, modernidade

Resumo

Em 1939, três artistas argentinos, Godofredo Iommi, Efrain Tomas Bó e Juan Raul Young junto a três brasileiros, Gerardo Melo Mourão, Abdias do Nascimiento e Napoleão Lopes Filho, planejavam viajar a Europa. Seus interesses literários conduziram-nos a criar uma irmandade poética e eles resolveram explorar as profundezas do continente para fundar uma cidade utópica. Eles ilustram de que modo a crítica latino-americana, mesmo nos anos 40, não estava disposta a aderir às categorias da filosofia europeia. Não era necessário ignorar as contribuições da cultura ocidental, mas antes induzir uma mescla entre heranças europeias e culturas milenares violentadas pela transculturação.

Referências

A.B. [Antonio Berni]. “Quirós-Torres Garcia”. Latitud. a.1, nº 1, Buenos Aires, fev. 1945.

AGAMBEN, Giorgio. Creazione e anarchia. L´opera nell´età della religione capitalista. Vicenza, Neri Pozza, 2017.

AGAMBEN, Giorgio. Karman. Breve trattato sull’azione, la colpa e il gesto. Torino, Bollati Boringhieri, 2017.

AGAMBEN, Giorgio. Opus Dei. Archeologia dell’ufficio. Homo sacer II, 5, Torino, Bollati Boringhieri, 2012.

AGAMBEN, Giorgio.; COCCIA, Emanuele (eds). Angeli. Ebraismo, Cristianesimo, Islam. Vicenza, Neri Pozza, 2009.

AGAMBEN, Giorgio. A linguagem e a morte. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte. Ed. da UFMG, 2006.

AGAMBEN, Giorgio. “L´erotica dei trovatori”. René Nelli, L’erotique des troubadours, Paris, 1974 (Union Génerale d’Edition)”. Settanta. a. 6, nº 1, p. 85-88, Milão, jan-mar. 1975.

ANTELO, Raul. “António Pedro e a condição acefálica”. Semear. nº 9, p.161-194 Rio de Janeiro, 2004.

ARDEN QUIN, Carmelo. “Son las condiciones materiales de la sociedad, las que condicionan”. Arturo. nº 1, s.p, Buenos Aires, verão 1944.

ÁVILA, Maria Jesús. “Encontros perdidos: objetos surrealistas destruídos”. Revista de História da Arte. nº 8, p. 286-305, 2011. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/16712/1/RHA_8_Varia_ART_3_MJ%c3%81vila.pdf. Acesso em: 11 fevereiro 2022.

ÁVILA, Maria Jesús.; CUADRADO, Perfecto E. Surrealismo em Portugal: 1934-1952. Lisboa, Museu do Chiado, 2001.

AYUSO, María Luz e PINEAU, Pablo. “Julio Cortázar en el ‘Mariano Acosta’. Marcas biográficas de su formación”. Historia y Memoria de la Educación. nº 7, p. 467-497, Madrid, 2018. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/HMe/article/view/18496/17436. Acesso em: 11 fevereiro 2022.

BAJARLIA, Juan Jacobo. Literatura de vanguardia. Del “Ulises” de Joyce a las escuelas poéticas. Buenos Aires, Araujo, 1946.

BATAILLE, Georges. História do olho. Trad. Glória Correia Ramos. São Paulo, Escrita, 1981.

BÓ, Efraín Tomás. Los cuadernos del hombre-verde y otros. Viña del Mar. Investigación gráfica, 1983, p.13.

BÓ, Efraín Tomás. “A escultura de José Heitor”. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro, 11 ago. 1968.

BÓ, Efraín Tomás. “O humanismo de São Bernardo interpretado por Albert Béguin”. Diálogo. nº 10, p. 84, São Paulo, dez. 1958.

BÓ, Efraín Tomás. “A enumeração surpreendida’ na poética de Jorge Guillén”. Diálogo. nº 11, p.3, São Paulo, ago. 1959.

BÓ, Efraín Tomás. “A redução sociológica (Guerreiro Ramos)”. Diálogo. nº 10, p.100-1, São Paulo, dez. 1958.

BÓ, Efraín Tomás. “Parágrafos dispersos sobre os clássicos da América”. Diálogo. n 8, p. 35, São Paulo, nov. 1957.

BÓ, Efraín Tomás.“Kierkegaard y la filosofía actual”. Revista Brasileira de Filosofia. nº 6, p. 75-86, São Paulo, 1956.

BÓ, Efraín Tomás. “Uma antropologia angélica”. Diálogo. nº 3, p. 102-3, São Paulo, mar. 1956.

BÓ, Efraín Tomás. “O demonismo em Kierkegaard”. Diálogo. São Paulo, nº 1, p.101-3, set. 1955.

BÓ, Efraín Tomás. “Parágrafos sobre Camus”. Letras e Artes. a.4, nº 131 , p.15, 17 jul. 1949.

BÓ, Efraín Tomás. “Torerias”. Letras e Artes. a. 2, nº 27, p.4, Rio de Janeiro, 5 jan. 1947.

BÓ, Efraín Tomás. “Elogio da surpresa”, Letras e Artes. Suplemento de A Manhã. a.2, nº 35, p.15, Rio de Janeiro, 16 mar 1947.

BÓ, Efraín Tomás. “Poema”. Nadie parecía. nº 3, p.4, La Habana, nov. 1942.

BÓ, Efraín Tomás. “San Bernardo”. Nadie parecía. nº 9, p.8, La Habana, nov. 1943.

BÓ, Efraín Tomás. “Vicente Fatone: Introducción al conocimiento de la filosofía en la India”. Letras de México. nº 23, , p. 277-278, México, nov. 1944.

CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de; PIGNATARI, Décio. Teoria da poesia concreta. São Paulo, Ateliê Editorial, 2006.

CAMPOS, Haroldo de. “Dante e a poesia de vanguarda”. In: VÁRIOS AUTORES. O meu Dante. Contribuições e depoimentos. São Paulo, Instituto Cultural Italo-Brasileiro, 1965, p.87.

CAMPOS, Haroldo de. “A Poesia Concreta e a Realidade Nacional”. Tendência. nº 4. Belo Horizonte, 1962.

CAMPOS, Haroldo de. “Carta a Affonso Ávila”, Tendência. nº 4, p.119-122, 1962.

CAMUS, Albert. Le mythe de Sisyphe. Paris, Gallimard, 1942.

CANÈ, Luis. “Carnaval negro”. Conducta. nº 25, jul. 1943.

CASTRO, Maurício B. de; SANTOS, Myriam S. Dos. “Abdias do Nascimento e o Museu de Arte Negra”. Modos. Revista de História da Arte. v. 3, nº 3, p.174-189, Campinas, set. 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663189/25050. Acesso em: 2 fevereiro 2022.

CORTÁZAR, Julio. “Bruma”. Addenda, IV, nº1, p. 13, Buenos Aires, 1935.

CRISPIANI, Alejandro. Objetos para transformar el mundo. Trayectorias del arte concreto-invención, Argentina y Chile, 1940-1970. Buenos Aires, Universidad Nacional de Quilmes, 2011.

DEGUY, Michel. “História da poesia”. In: ____. Reabertura após obras. Campinas, Editora da UNICAMP, 2010, p.154-9.

DEGUY, Michel. A rosa das línguas. Apresentação, tradução e notas de Paula Glenadel e Marcos Siscar. São Paulo/Rio de Janeiro, Cosac & Naify/Sette Letras, 2004.

DEGUY, Michel.; COLLOT, Michel. “Tombeau de la circonstance. Entretien”. Genesis (Manuscrits-Recherche-Invention). nº 2, p. 141-3, 1992.

DERRIDA, Jacques. Le toucher, Jean-Luc Nancy. Paris, Galilée, 2000.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Falenas. Ensaios sobre a aparição. Trad. F. Figueira, V. Silva, J. F. Figueira, V. Silva, A. Preto, E. Brito, M. P. Santos, R. P. Cabral, V. Brito. Lisboa, KKYM, 2015.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-Iumes. Trad. Vera Casa N ova, Márcia Arbex. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2011.

D´ORS, Eugenio. Las aporías de Zenón de Elea y la noción moderna de espacio-tiempo. Ed. Ricardo Parellada, Madrid, Encuentro, 2009.

FERNANDES Jr., Rubens. “Fernando Lemos: Um surrealista no Brasil”. Zum. Revista de fotografia. 2 out. 2019. Disponível em: https://revistazum.com.br/revista-zum-11/um-surrealista-no-brasil/. Acesso em: 2 fevereiro 2022.

FERNANDEZ LOPEZ, Olga. “Simetrías y leves anacronismos: especular sobre el arte moderno en América Latina”. In: PEREZ BARREIRO, Gabriel e BORJA-VILLEL, Manuel Borja-Villel (Ed.). La invención concreta. Colección Patricia Phelps de Cisneros. Reflexiones en torno a la abstracción geométrica latinoamericana y sus legados. Geometría, ilusión, diálogo, vibración, universalismo. Madrid, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2013, p. 139-151. Disponível em: https://www.museoreinasofia.es/sites/default/files/notas-de-prensa/dossier_coleccion_patricia_phelps_de_cisneros.pdf. Acesso em: 2 fevereiro 2022.

FLUSSER, Vilem. “Habitar a casa na apatridade”. In: ____. Bodenloss. Uma autobiografia filosófica. São Paulo, Annablume, 2007, p.221-236.

FRANÇA, José-Augusto. A pintura surrealista em Portugal. Lisboa, Artis, 1966.

FRANÇA, José-Augusto. Balanço das actividades surrealistas em Portugal. Lisboa, inquérito, 1949 (coleção Cadernos surrealistas).

GARRAMUÑO, Florencia. Mundos en común. Ensayos sobre la inespecificidad del arte. México, Fondo de Cultura Económica, 2015.

IOMMI, Godo. “Nota” In: BÓ, E.T. Los cuadernos del hombre-verde y otros. Viña del Mar. Investigación gráfica, 1983, s.p.

IOMMI, Godo. Hoy me voy a ocupar de mi cólera. Valparaíso. Escuela de Arquitectura UCV, 1983.

IOMMI, Godo. Hay que ser absolutamente moderno. Arthur Rimbaud. Valparaíso. Escuela de Arquitectura UCV, 1981.

IOMMI, Godo. “Lettre de l´errant”. Ailleurs. a. 1, nº 1, p.14-24, Paris, 2 set. 1963.

LACAN, Jacques. “Lituraterra” In: ____. Outros escritos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2003, p. 21.

LACAN, Jacques. “L´instance de la lettre dans l´inconscient”. In: ____. Écrits. Paris, Seuil, 1966, p.520.

LEIRIS, Michel. A idade viril (precedida de A literatura como tauromaquia). São Paulo, Cosac Naify, 2003.

LEIRIS, Michel. Espelho da tauromaquia. São Paulo, Cosac Naify, 2001.

LEZAMA LIMA, José. “Una oscura pradera me convida” In: ____. El reino de la imagen. Ed. Julio Ortega. Caracas, Ayacucho, 1981, p. 9.

LIMA, Sergio. A aventura surrealista. Campinas, Editora da UNICAMP, 1995.

MALDONADO, Tomás. “Torres García contra el arte moderno”. Boletín de la Asociación Arte Concreto-Invención. nº 2, p. 1-2, Buenos Aires, dez. 1946.

MELO NETO, João Cabral de. Obra completa. Organização Marly de Oliveira. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1994.

MOURÃO, Gerardo Mello. Poesia, poeta, poema. Florianópolis, MAPA, 1999.

MOURÃO, Gerardo Mello. A invenção do mar. Rio de Janeiro, Record, 1997.

MOURÃO, Gerardo Mello. A invenção do saber. Belo Horizonte, Itatiaia, 1990.

MOURÃO, Gerardo Mello. Prefácio. In: BÓ, E. T. A escultura de José Heitor. Viña del Mar, Investigación gráfica, 1983, s. p.

M. R. O. [María Rosa Oliver]. “Consagración del teatro negro: de Ira Aldridge a Paul Robeson”. Latitud. nº 1, p. 11-12, Buenos Aires, fev. 1945.

NANCY, Jean-Luc. “Peã para Afrodite”. In : ____. Demanda. Literatura e Filosofia. Trad. João Camillo Penna et al. Florianópolis, Ed. da UFSC/ Chapecó, Argos, 2016, p.315.

NANCY, Jean-Luc & LACOUE-LABARTHE, Philippe. A instância da letra. Trad. Sérgio J. de Almeida. São Paulo, Escuta, 1991.

NASCIMENTO, Abdias do. “Uma orquídea para Efraín”. Thoth. nº 3, p.193, Brasília, Senado Federal, set.-dez. 1997.

ONETTI, Juan Carlos. “Infidencias sobre Torres García”. Mundo Hispánico. nº 326, Madri, maio 1975.

ORTIZ ODERIGO, Nestor R. “Primeros atisbos del teatro afroyanqui: los minstrels shows”. Conducta. nº 19. Buenos Aires, mar-abr. 1942.

PAYRÓ, Julio E. “Exposición de arte chileno”. In: ____. Arte y artistas de Europa y América. Buenos Aires, Futuro, 1946, p.279-294.

PÈREZ ORAMAS, Luis. “La regla anónima: Joaquín Torres-García, impulsión esquemática y modernidad arcádica”. In: ____. Un moderno en la Arcadia. Madrid, El Viso, 2016, p.11-38.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 2ª ed. definitiva. Rio de Janeiro, José Olympio, 1958.

RUVITUSO, Clara. Diálogos existenciales. La filosofía alemana en la Argentina peronista (1946-1955). Berlim, Iberoamericana-Vervuert, 2015.

SANTIAGO, Silviano. “Paulistas e mineiros”. Revista de Cultura Vozes. Petrópolis, v.71, nº 1, p.39-46, jan.-fev., 1977.

SIMÕES, João Gaspar. “Do ‘surrealismo’ em Portugal”. Letras e Artes. a.6, nº 239, p.5, Rio de Janeiro, 10 fev. 1952.

SOBRAL, Luís de Moura. Le Surréalisme portugais. Montréal, Galeria UQAM, 1984.

SORIANO, Osvaldo. “Cortázar”. Humor. Buenos Aires, set. 1983.

SLOTERDIJK, Peter. Regras para o parque humano. Uma resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo. Trad. José Oscar de Almeida Marques. São Paulo, Estação Liberdade, 2000.

SURYA, Michel. Georges Bataille, la mort à l’œuvre. Paris, Gallimard, 1992.

TEMPLER, Margherita De Bonfils. “”Quando Amor Mi Spira, Noto ...” (Purg. XXIV).». Dante Studies, with the Annual Report of the Dante Society. nº 98, p. 79-98, 1980.

TORRES GARCIA, Joaquín. La recuperación del Objeto. Lecciones sobre plástica. Montevidéu. Biblioteca Artigas, 1965.

VÀRIOS AUTORES. Fernando de Azevedo, Fernando de Lemos, Vespeira: primeiras exposições individuais. Lisboa, Jalco, 1952.

VÀRIOS AUTORES. Fernando Lemos: a fotografia surrealista - the surrealistic photography. Porto, Mimesis, 2002; Fernando Lemos: eu sou fotografia. Vila Nova de Famalicão, Fundação Cupertino de Miranda, 2011; Fernando Lemos e o surrealismo. Madeira, Centro das artes Casa das Mudas, 2005.

WALDBERG, Patrick. Le surréalisme. Genebra, Skira, 1962.

ZUBIRI, Xavier. Sobre el problema de la filosofía y otros escritos. Madri, Alianza, 2002.

Downloads

Publicado

2022-10-03

Edição

Seção

Artigos