Da utopia à distopia: a influência de aspectos culturais e históricos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2176-8552.2018n26p25Resumen
Desde a publicação da obra Utopia, de Thomas More, o termo utopia tem sido usado para designar a representação de um local perfeito, sem conflitos e igualitária. A partir disso, utopia tornou-se temática presente em diversas obras literárias, principalmente no período do Renascimento. Séculos após a publicação da obra de Thomas More, surge na literatura a temática distopia. A distopia é antagônica a utopia. Enquanto a utopia procura retratar um lugar perfeito, a distopia reproduz uma sociedade em caos, desigual. Essas duas temáticas aparecem na literatura devido a influências culturais e sócio-históricas. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo fazer levantamentos de aspectos culturais e sócio-históricos que influenciaram para que surgissem essas temáticas na literatura.Citas
ARENDT, Hannah. Origem do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia de Bolso, 2013.
AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
BACZKO, Bronislaw. Utopia. Enciclopédia Einaudi. Vol. 5. Lisboa: IN-CM, 1989. p.67-101
BENJAMIN, Walter. Imagens do Pensamento. In: ____. Obras escolhidas II: Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 2000.
BUCK-MORS, Susan. Estética e Anestética: o ‘Ensaio sobre a obra de arte’ de Walter Benjamin reconsiderado. In: Travessia. N.33. Ilha de Santa Catarina: UFSC, 1996. p.11-41.
CAMÕES, Luís Vaz. Os Lusíadas. 2ª ed. São Paulo: Martin Claret, 2009.
Enciclopédia Barsa. 10 ed. V. 13. Rio de Janeiro: Encyclipaedia Britannica Editores, 1973.
GOMES, Eugênio. Botelho de Oliveira, Nuno Marques Pereira. IN: COUTINHO, Afrânio. A Literatura no Brasil. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editoral Sul Americas. 1968. p.255-283.
HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. Trad. Álvaro Cabral. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. Trad. Marcos Santarrita. 2ª Ed. São Paulo: Companhia das letras, 1996.
HUXLEY, Aldous. Admirável Mundo Novo. Trad. Lino Vallandro e Vidal Serrano. 2 ed. São Paulo: Globo, 2009.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Disponível em: http://www.usp.br/cje/anexos/pierre/aideologiaalema_karlmarx_e_engels.pdf. Acesso em 13 de outubro de 2014.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Fonte Digital: 1999. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/manifestocomunista.pdf. Acesso em 13 de outubro de 2014.
MOISÉS, M. Dicionário de termos literários. 12. ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
MORE, T. A utopia. Trad. Maria Isabel Gonçalves Tomás. 2. ed. São Paulo: Martin Claret, 2010.
ORWELL, George. 1984. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
ORWELL, George. A revolução dos bichos. São Paulo: Companhia da Letras, 2007.
SWIFT, Jonathan. Viagens de Gulliver. Trad. Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Publifolha, 1998.
TOLSTOY, Nikolai. A guerra secreta de Stálin. Trad. Aulyde Rodrigues. São Paulo: Círculo no livro, 1981.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os artigos e demais trabalhos publicados na outra travessia passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.