Uma abordagem do romance Palácio do Pavão na perspectiva dos estudos culturais e pós-coloniais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2021.e73739

Resumo

Sob a perspectiva dos estudos culturais e pós-coloniais analisamos o romance Palácio do Pavão do escritor guianense Wilson Harris. O artigo começa pelas discussões teóricas acerca da identidade na perspectiva dos estudos culturais e de análise de obras literárias a partir das teorias do pós-colonial. Ainda na parte da fundamentação teórica apresentamos as características do gênero romance. Para contextualização abordamos aspectos da biografia do escritor Wilson Harris, do espaço da Guiana Inglesa no qual a narrativa da obra se desenrola e a própria obra Palácio do Pavão. O romance é analisado, principalmente em relação a alguns aspectos dos personagens, evidenciando como o autor constrói suas identidades culturais de forma fragmentada. Identificamos características do romance moderno marcadas na obra sobretudo na forma de contradições vividas pelo herói. O artigo é um resultado parcial da pesquisa de mestrado em andamento na qual pretendemos fazer ainda uma análise mais aprofundada.

Biografia do Autor

Suraj Khemraj, Universidade Federal da Roraima

É mestrando em Letras na UFRR. Possui graduação em Letras/Francês pela Universidade Federal de Roraima (2013). Participou como Aluno Bolsista do Programa de Educação Tutorial - Pet, no curso de Licenciatura Plena em Letras, no período de 18/09/2009 a 18/09/2011. Atualmente é professor de francês e Coordenador do Núcleo de Estudos de Línguas Estrangeiras (NUCELE) na Universidade Federal de Roraima. Participa de um grupo de pesquisa que visa discutir, estudar e propor estratégias de ensino de línguas estrangeiras/adicionais visando a compreensão e expressão oral e escrita para estudo e elaboração de materiais didáticos para o ensino de LE/LA em Roraima.

Ananda Machado, Universidade Federal de Roraima

Professora Adjunta da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com pós-doutorado em Estudos em Literatura (UFF), doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenadora do Programa de Valorização das Línguas e Culturas Macuxi e Wapichana (PVLCMW).

Referências

ANTUNES, Letizia Zini (Org.) Estudos de literatura e linguística. São Paulo: Arte e Ciência; Assis, SP: Curso de Pós-Graduação em Letras da FCL/UNESP, 1998, pp. 182-220.

BAKHTIN, Mikhai. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Bras. Aurora Bernadini et al. 4. ed. São Paulo: UNESP-HUCITEC, 1998, pp. 397-428.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da Cultura. São Paulo: Brasiliense (Obras Escolhidas) VI, 1994, pp. 115-19.

BONNICI, T. Introdução ao estudo das literaturas pós-coloniais. Mimesis, Bauru, v. 19, n. 1, p. 07-23, 1998.

CANEDO, D. P. Cultura é o que? – Reflexões sobre o conceito de cultura e a atuação dos poderes públicos. In: V Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – Enecult, 2009, Salvador. Anais V Enecult, 2009.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. Tradução: KlaussBrandiniGerrhardt. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v.2). 3º edição. Editora Paz e Terra S/A.

FIGUEIREDO, Eurídice. Construção de identidades pós-coloniais na literatura antilhana. Niterói: EDUFF, 1998.

FIGUEIREDO, Eurídice; GERHEIM, Jovita Maria (orgs). Conceitos de Literatura e Cultura. Juiz de Fora: UFJF, 2005.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 14º Ed. Rio de Janeiro: DP&A ED., 2006.

HARRIS, Wilson. Palácio do Pavão. Tradução de Carlos Felipe Moisés. - São Paulo: Globo, 1990 (O quarteto da Guiana).

KINDLER, Anna M. Multiculturalismo e formação da identidade cultural. In: Eurídice Figueiredo e Eloína Prati dos Santos (orgs). Recortes transculturais. Niterói: EDUFF: ABECAN, 1997.

LUKÁCS, György. “O romance como epopeia burguesa”. Ensaios Ad Hominem, n.1, t.2. São Paulo: Estudos e Edições Ad Hominem, 1999. p.87-117.

OYAMA, Maria Helena Valentim Duca. Édouard Glissant e o pós-colonial. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade de São Paulo-USP, 1999.

ROSENFELD, Anatol. Texto/Contexto. São Paulo: Perspectiva; Brasília: INL, 1996, pp. 75-97.

SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. Editora Brasiliense. 6ª edição. 1987.

SCHMIDT, Simone Pereira. Onde está o sujeito pós-colonial? (Algumas reflexões sobre o espaço e a condição pós-colonial na literatura angolana). Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, Vol. 2, n° 2, abril de 2009.

TIFFIN, Helen. Post-colonial Literatures and Counter-discourse. In: ASHCROFT, Bill; GRIFFITHS, Gareth; TIFFIN, Helen (Orgs.). The post-colonial studies reader. London and New York: Routledge, 2003.

WATT, Ian. A ascensão do romance. Tradução Hildegard Feist. Campinas: Companhia das Letras, 1996, pp. 9-38.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: Tomaz Tadeu da Silva (org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2022-03-08