Valor percebido pelos consumidores: um estudo exploratório em relação às lojas onde realizam compras de alimentos

Autores

  • Paulo Henrique Nogueira Biscola EAESP/FGV
  • Rubens Costa Santos FIA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n22p104

Resumo

No Brasil, os varejos de grande escala estão perdendo espaço para os formatos menores como pequenos supermercados, feiras e padarias. Os consumidores buscam realizar suas compras em locais que diminuam o ônus e aumentem o bônus na realização das compras. Para compreensão desse fenômeno, formulou-se o problema de pesquisa: quais os ônus e bônus que os consumidores percebem existir na escolha de um determinado formato de loja para realizarem suas compras de alimentos? Uma revisão do conhecimento a respeito de valor percebido e de seus antecedentes foi feita. Em seguida uma pesquisa exploratória em profundidade com 51 donas-de-casa (26 de baixa renda e 25 de alta) foi conduzida em uma média cidade brasileira. Os resultados apontaram a preocupação das consumidoras com a questão do preço e do tempo de viagem (proximidade). Os valores de Holbrook (1999) também foram analisados, bem como os esforços e os riscos percebidos. Na conclusão são apresentadas as limitações e as sugestões para novas pesquisas.

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Publicado

2008-01-01

Como Citar

Biscola, P. H. N., & Santos, R. C. (2008). Valor percebido pelos consumidores: um estudo exploratório em relação às lojas onde realizam compras de alimentos. Revista De Ciências Da Administração, 10(22), 104–127. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n22p104

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