Empresa doente, funcionário estressado: analisando a saúde organizacional como influenciadora do stress no trabalho

Autores

  • Monize Sâmara Visentini Faculdade Pelotina
  • Eliete dos Reis UFSM
  • Nilson Amaury Siqueira UFSM
  • Kelmara Mendes Vieira UFSM
  • Claudia Medianeira Cruz Rodrigues UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n26p189

Resumo

Este trabalho investigou a influência da percepção de saúde organizacional sobre o stress no trabalho dos funcionários de restaurantes da cidade de Santa Maria – RS. Para tanto, utilizou-se uma survey com os funcionários de sete restaurantes, três públicos e quatro privados. Realizou-se uma análise fatorial que apresentou cinco fatores para stress no trabalho e quatro fatores de saúde organizacional. Através de uma análise de correlação, confirmou-se a multidimensionalidade desses construtos. Dados esses resultados, para verificar a influência da percepção de saúde organizacional sobre o stress ocupacional, realizou-se uma análise de regressão e foram encontrados cinco modelos válidos que atendem aos pressupostos necessários. Entretanto, esses modelos tiveram baixo poder de explicação, indicando que os fatores de stress ocupacional não são suficientes para explicar a saúde organizacional, devendo ser investigados outros aspectos relativos ao ambiente laboral que interferem na percepção de stress no trabalho.

Biografia do Autor

Monize Sâmara Visentini, Faculdade Pelotina

é mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2010). Atualmente é professora da Faculdade Palotina ( FAPAS) de Santa Maria e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Fedral do Rio Grande do Sul.

Eliete dos Reis, UFSM

Mestranda do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na área de Sistemas, Estruturas e Pessoas. Possui graduação em Administração (2005) pela UFSM. Suas áreas de interesse são Processo Decisório e Sistemas de Informação Gerencial Inglês avançado (vivência de um ano no exterior Inglaterra/Londres). Profissional com experiência em gerência administrativa.

Nilson Amaury Siqueira, UFSM

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências E Letras Imaculada Conceição (1988) e especialização em Especialização em Administração e Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) .

Kelmara Mendes Vieira, UFSM

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de capitais, administração financeira, finanças comportamentais.

Claudia Medianeira Cruz Rodrigues, UFRGS

Possui graduação em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora Adjunto II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Vice-Secretária de Avaliação Institucional.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Como Citar

Visentini, M. S., Reis, E. dos, Siqueira, N. A., Vieira, K. M., & Rodrigues, C. M. C. (2010). Empresa doente, funcionário estressado: analisando a saúde organizacional como influenciadora do stress no trabalho. Revista De Ciências Da Administração, 12(26), 189–220. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n26p189

Edição

Seção

Artigos