A importância da responsabilidade social corporativa para a potenciação do capital social em pequenas e médias empresas

Rogério Rodrigues da Silva, Maria João Nicolau Santos

Resumo


As transformações sociais, econômicas e tecnológicas têm transformado o papel das empresas perante a sociedade e sob esse prisma a questão da Responsabilidade Social Corporativa assume um papel importante. Todavia para as pequenas e médias empresas existem limitações que impedem uma integração maior desse tipo de prática na sua gestão. Para superar isso, tem-se buscado uma integração maior dessas empresas aos stakeholders, a custo baixo, a fim de maximizarem as possíveis vantagens, o que está imbricado no conceito de capital social. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar a teoria do capital social e relacioná-la a questões de Responsabilidade Social Corporativa, buscando compreender as intersecções, aplicabilidade e ganhos desses conceitos no contexto das pequenas e médias empresas. Indicam-se ainda algumas variáveis que podem servir como base para mensuração da Responsabilidade Social Corporativa e do capital social em pesquisas futuras.

Palavras-chave


Responsabilidade social; Capital s e médias empresasocial; Pequenas

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n27p190

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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