Competitividade Internacional Baseada em Recursos – Estudo da Relação entre os Recursos e as Estratégias de Internacionalização nas Maiores Empresas Exportadoras do Setor Calçadista Brasileiro

Autores

  • Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte Universidade de Fortaleza
  • Márcia Zabdiele Moreira UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A internacionalização de empresas se refere a uma estratégia para se obter maior presença no mercado internacional. Como as empresas precisam fazer uso de recursos estratégicos para sua inserção no mercado internacional, buscou-se responder: “Como se relacionam a evolução dos recursos estratégicos em relação às estratégias de internacionalização nas grandes empresas exportadoras do setor calçadista brasileiro?” Para a base teórica utilizou-se a classificações dos recursos de Fahy (2002) e das estratégias de internacionalização de Sharma e Erramilli (2004). O estudo buscou resgatar o caráter dinâmico da Visão Baseada em Recursos. O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo e de natureza explicativa. Os dados coletados referem-se ao período 2004 e 2005, com 15 grandes empresas exportadoras do setor calçadista brasileiro e foram analisados por meio de Cluster Analysis na entrada da internacionalização, na situação atual e em 2010. Concluiu-se que as empresas que utilizam estratégias de internacionalização mais complexas, no momento de entrada e no futuro, consideram mais estratégicas as capacidades organizacionais, depois os recursos tangíveis e por fim, os recursos intangíveis. Contudo, na situação atual, consideram mais estratégicas as capacidades organizacionais, depois os recursos intangíveis e por fim, os recursos tangíveis.

Biografia do Autor

Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte, Universidade de Fortaleza

possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1982) , graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1984) , mestrado em Administração de Empresas pelo Fundação Getulio Vargas - SP (1988) e doutorado em Administração de Empresas pelo Fundação Getulio Vargas - SP (1995) . Atualmente é professor titular da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia empresarial, tipologia organizacional, bancos, sistema financeiro nacional. http://lattes.cnpq.br/9586086068057765

Márcia Zabdiele Moreira, UFSC - Florianópolis - SC

possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2006). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: visão baseada em recursos, negócios internacionais, vantagem competitiva e competências essenciais.

Downloads

Publicado

2007-01-12

Edição

Seção

Artigos