Adaptação estratégica e perspectivas teóricas de mudança em um centro de pesquisa do governo

Autores

  • Angelise Valladares Monteiro UFSC - Florianópolis - SC
  • Shandi Pereira Cardoso FUCAP - Capivari de Baixo - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as mudanças estratégicas ocorridas em um centro de pesquisa do Governo Federal do setor minerometalúrgico. Como um estudo de caso, de natureza descritiva e com avaliação longitudinal, buscou-se resgatar aspectos da história da organização, à luz de duas correntes teóricas predominantes: a perspectiva evolucionista e da escolha estratégica. Os resultados indicaram processos de adaptação estratégica decorrentes de pressões externas, de caráter político-institucional, econômico e tecnológico.

Biografia do Autor

Angelise Valladares Monteiro, UFSC - Florianópolis - SC

Professora dos programas de Pós-graduação em Administração e Engenharia de Produção da UFSC.

Shandi Pereira Cardoso, FUCAP - Capivari de Baixo - SC

possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) . Atualmente é Professora do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina e Professora da Faculdade de Capivari.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

Monteiro, A. V., & Cardoso, S. P. (2002). Adaptação estratégica e perspectivas teóricas de mudança em um centro de pesquisa do governo. Revista De Ciências Da Administração, 4(8), 31–46. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos