A relação entre a intangibilidade, o risco percebido e o conhecimento

Autores

  • Vinicius Sittoni Brasil PUC - Porto Alegre - RS
  • Claudio Hoffmann Sampaio PUC - Porto Alegre - RS
  • Marcelo Gattermann Perin PUC - Porto Alegre - RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n21p31

Resumo

Ao longo das últimas décadas, a intangibilidade tem sido apontada como o aspecto fundamental na distinção e delimitação de bens e serviços. Recentemente, observaram-se fortes indícios de que a amplitude do hiato tangível-intangível como classificador de bens e serviços vem diminuindo significativamente. Ademais, a intangibilidade tem sido tratada como um construto formado por dimensões múltiplas, com diferentes implicações sobre o risco percebido, e moderada pelo conhecimento. Neste sentido, o presente estudo avaliou a relação entre as dimensões de intangibilidade e o risco percebido e o impacto moderador do conhecimento dessa relação. Os resultados apontam que a intangibilidade mental emerge como o determinante central do nível de intangibilidade de um produto, impactando de modo significativo no risco percebido por parte do consumidor. Na análise do papel moderador do conhecimento na relação intangibilidade-risco percebido, evidenciou-se que junto a consumidores com maior grau de conhecimento a intangibilidade gera menores efeitos sobre o risco.

Biografia do Autor

Vinicius Sittoni Brasil, PUC - Porto Alegre - RS

Doutor em Administração, com ênfase em Marketing, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e Graduado em Administração de Empresas pela Universidade da Região da Campanha (1989). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração da PUCRS (PPGAd/FACE/PUCRS) e professor Titular TI-40 na Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE/PUCRS), em cursos de Graduação e Pós-graduação. Coordena o GEC - Grupo de Estudos do Consumidor, vinculado ao Mestrado em Administração e Negócios (MAN/PPGAd/PUCRS). Atuação acadêmica voltada para as áreas de comportamento do consumidor, marketing de serviços e pesquisa de marketing.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Claudio Hoffmann Sampaio, PUC - Porto Alegre - RS

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Possui mestrado em Administração pela UFRGS (1993) e graduação em Administração de Empresas e em Administração Pública pela UFRGS (1985). Atualmente é professor adjunto TI 40 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atuando no Mestrado em Administração e Negócios (MAN) do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd). Entre os temas mais abordados nas principais publicações nacionais e internacionais estão: comportamento do consumidor, inovação, orientação para o mercado, lealdade, performance empresarial. Autor de diversos artigos e livros nas áreas de marketing e de estratégia, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, consultor ad hoc de agências de fomento, revisor dos principais congressos e revistas de administração.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marcelo Gattermann Perin, PUC - Porto Alegre - RS

Possui graduação em Ciências da Computação pela UFSC (1985), graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1988), mestrado em Ciências da Computação pela UFRGS (1992), especialização em Marketing pela UFRGS (1995) e doutorado em Administração pela UFRGS (2002). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / Mestrado em Administração e Negócios (MAN - PUCRS).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

01-01-2008

Como Citar

Brasil, V. S., Sampaio, C. H., & Perin, M. G. (2008). A relação entre a intangibilidade, o risco percebido e o conhecimento. Revista De Ciências Da Administração, 10(21), 31–53. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n21p31

Edição

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