Cooperação como estratégia segundo diferentes perspectivas teóricas

Autores

  • Heron S. M. Begnis UNISC - Santa Cruz do Sul - RS
  • Eugênio Avila Pedrozo UFRGS - Porto Alegre - RS
  • Vania de Fatima B. Estivalete UFSM - Santa Maria - RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n21p97

Resumo

Em um contexto no qual se evidencia a competitividade interorganizacional, este artigo procura identificar os enfoques centrais, os argumentos, as teorias de base e as principais conclusões alcançadas, ao final da década de 90, sobre a temática da cooperação interorganizacional. O artigo orienta-se com base na revisão de literatura especializada e observa que os trabalhos científicos na área de estratégia, envolvendo cooperação, seguem três enfoques: a relação entre a utilização de estratégias cooperativas com o desempenho das firmas e/ou como fonte de vantagens competitivas; o estudo do processo de formação das configurações interorganizacionais de base cooperativa e a construção de modelos e frameworks enfatizando os aspectos teóricos subjacentes aos relacionamentos interorganizacionais. Nesse sentido, este artigo também identifica as abordagens teóricas utilizadas nos trabalhos sobre este campoda gestão estratégica e dos relacionamentos interorganizacionais cooperativos.

Biografia do Autor

Heron S. M. Begnis, UNISC - Santa Cruz do Sul - RS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1994), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de Economia e Gestão, com ênfase nos seguintes temas: instituições e economia, desenvolvimento rural, comercialização agrícola, agribusiness, economia regional e agronegócios, estratégia e relacionamentos interorganizacionais.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Eugênio Avila Pedrozo, UFRGS - Porto Alegre - RS

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela UFSM (1980) , graduação em Administração de Empresas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1986) , graduação em Ciência Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1988) , especialização em Economia Rural pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1984) , especialização em Custos e Auditoria pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1989) , mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Doctorat En Gestion pela Institut National Polytechnique de Lorraine (1995) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Membro de corpo editorial da Custos e @gronegócio Online, Revisor de periódico da REAd. Revista Eletrônica de Administração, Revisor de periódico do Gestão e Produção (UFSCar), Revisor de periódico da RAC. Revista de Administração Contemporânea, Revisor de periódico da RAE Eletrônica, Revisor de periódico da Ciência Animal, Revisor de periódico da Revista Ambi-Água, Revisor de periódico da Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, Revisor de periódico da Base (UNISINOS), Revisor de periódico da Organizações Rurais e Agroindustriais e Revisor de periódico da BAR. Brazilian Administration Review. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Setores Específicos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão, Cooperativas Agricolas, Sistêmica, Análise conceitual, Análise de sistemas e Complexidade.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Vania de Fatima B. Estivalete, UFSM - Santa Maria - RS

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) , mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e é doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nas seguintes áreas: gestão de pessoas, agronegócios, relacionamentos interorganizacionais e aprendizagem .

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Como Citar

Begnis, H. S. M., Pedrozo, E. A., & Estivalete, V. de F. B. (2008). Cooperação como estratégia segundo diferentes perspectivas teóricas. Revista De Ciências Da Administração, 10(21), 97–121. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n21p97

Edição

Seção

Artigos