O Processo de Difusão de Inovações em Produtos Bancários

Júlio F. B. Facó, Eduardo H Diniz, João Mario Csillag

Resumo


Esta pesquisa investiga em profundidade o processo de criação e difusão de novos produtos no setor bancário. A pesquisa propõe um modelo de abordagem para avaliação da difusão de inovação em produtos bancários baseado em um framework de três variáveis (regulação, mercado e tecnologia) e quatro dimensões que se relacionam com a difusão de uma inovação (determinantes, ritmo, direção e implicações). A pesquisa fez uso de estudos de caso de grandes bancos de varejo operando no Brasil. Foram analisados em detalhes o processo de criação, difusão e sustentação de três novos produtos bancários face ao framework proposto. A análise do processo da difusão das inovações estudadas permitiu verificar e testar evidências do papel das variáveis e dimensões propostas no framework para sua mensuração, mostrando-se adequada ao estudo de difusão de inovações.


Palavras-chave


Inovação. Processo de Difusão. Setor Bancário

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n25p177

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

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