O Que se Produz de Conhecimento Sobre Inovação? Uma Breve Análise das Características dos Artigos de Inovação Publicados nos Anais do EnANPAD (1997-2009)

Giancarlo Gomes, Denise Del Pra Machado, Olivo Tiago Giotto

Resumo


Este estudo analisa a produção científica na área de inovação dos Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD). Em relação ao plano de pesquisa, este trabalho se caracteriza como exploratório, longitudinal, tendo como forma de pesquisa a bibliográfica. A pesquisa é do tipo desk research de 1997 até 2009. Em síntese, é possível perceber que FEA/USP e Universidade Federal do Rio de Janeiro se destacam na produção de artigos escritos em sua maioria por dois autores. Sendo um autor da COPPEAD/ UFRJ, com maior número de produções. A área com maior incidência de artigos é de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dentre os artigos que fazem referência à metodologia empregada, predominam os artigos de natureza descritiva. O tipo de inovação em destaque é a tecnológica. A sugestão acerca da análise das metodologias pode direcionar estudos futuros, além da extensão da presente pesquisa, utilizando os mesmos critérios em outros eventos reconhecidos pela CAPES.


Palavras-chave


Inovação. Inovação tecnológica. Produção científica

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n25p209

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.