Importação de técnicas de recursos humanos: problema ou solução?

Autores

  • Alexandre Santos UFMG
  • Rafael Diogo Pereira UFMG
  • Daniel Calbino UFMG
  • Thiago Duarte Pimentel Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n26p144

Resumo

Partindo da premissa que a literatura brasileira de uma forma geral, mas principalmente na área de Recursos Humanos, é baseada em autores estrangeiros, o objetivo deste ensaio teórico é incitar uma reflexão sobre a eficiência da utilização de técnicas importadas de gestão de pessoas no Brasil. As indagações giram em torno da diferença entre contextos socioculturais e as implicações da adoção da base estrangeira (estereótipo de seu berço) no contexto brasileiro, onde o jeitinho brasileiro é considerado único e exclusivo. Esse ambiente acontece com o “patrimonialismo” como palco. Recorre-se também a possibilidade da tropicalização destes modelos pela vertente do isomorfismo. Contudo, conclui-se que as diferenças contextuais e socioculturais levam as técnicas de importação de gestão a serem pouco efetivas no Brasil.

Biografia do Autor

Alexandre Santos, UFMG

Mestre em Administração pela UFMG. Doutorando em Administração pela UFMG

Rafael Diogo Pereira, UFMG

Atualmente é doutorando em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui mestrado em Administração também pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da UFMG (2010). Graduado em Turismo, com ênfase em Gestão de Empreendimentos Turísticos, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Pesquisador do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS). Possui experiência na área de Turismo e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Governança Corporativa, Organizações Familiares, Gestão de Empreendimentos Turísticos.

Daniel Calbino, UFMG

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de São João del Rei (2008). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Têm experiência em Administração na area de Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Solidaria,incubadora técnológicas de cooperativas populares, estudos organizacionais críticos, cooperativismo e autogestão, educação, pedagogia crítica, e modos alternativos de gestão.

Thiago Duarte Pimentel, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Efetivo do Departamento de Turismo (DepTUR) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde 2009. Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestre em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Bacharel em Planejamento Integrado do Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Documentação Turística (NUPEDTUR - UFJF). Membro dos grupos de pesquisa: Organizações, Mudanças e Gestão Estratégica (UFLA); Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS); Núcleo CCR de Governança Corporativa da Fundação Dom Cabral (FDC) e do Núcleo de Pesquisas e Estudos Avançados em Turismo (NUPETUR - UFOP). Atua nas áreas de Turismo e Administração, com ênfase nos seguintes campos temáticos e linhas de pesquisa (respectivamente): (1) Teoria do Turismo - epistemologia do turismo, construcionismo sócio-espacial e realismo crítico dialético; (2) Turismo e Meio Ambiente - Planejamento e Gestão do Espaço Turístico, Governança Territorial em Destinos Turísticos, Gestão Coletiva de Bens Públicos e Desenvolvimento; (3) Teoria das Organizações - Espaço, Poder e Identidade; (4) Theories of Family Enterprise (ToFE) - Governança, Sucessão e Transferência Intergeracional.

Downloads

Publicado

2010-07-09

Como Citar

Santos, A., Pereira, R. D., Calbino, D., & Pimentel, T. D. (2010). Importação de técnicas de recursos humanos: problema ou solução?. Revista De Ciências Da Administração, 12(26), 144–162. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n26p144

Edição

Seção

Artigos