O alinhamento entre a estratégia e as competências organizacionais: o caso de uma empresa nacional líder do segmento de revestimentos cerâmicos

Marinaldo de Brida, Jair Nascimento Santos

Resumo


O principal objetivo deste estudo é apresentar e discutir como acontece o alinhamento entre as estratégias empresariais e as competências organizacionais. A partir do referencial teórico e da experiência de uma empresa estudada, este trabalho identifica quais são as características da empresa e como deve ser um ambiente organizacional para promover este alinhamento. Como uma empresa deve proceder e quais ferramentas podem ser utilizadas para possibilitar a participação dos funcionários de todos os níveis e áreas, desde o planejamento até a execução do seu plano estratégico e do programa de gestão por competências. Apresenta também, a importância do desenvolvimento das competências ligadas a estratégia, denominadas competências essenciais, que resultam em um desenvolvimento organizacional. Este desenvolvimento organizacional ocorre com o treinamento dos funcionários e com o crescimento de suas respectivas competências individuais, promovendo a ligação entre as estratégias empresariais e as competências organizacionais por meio da aprendizagem organizacional e individual.


Palavras-chave


Planejamento estratégico; Administração estratégica; Competências organizacionais; Gestão de pessoas; Competências essenciais; Competências individuais

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n31p210

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.