Um estudo da Relação entre Diversidade, Criatividade e Competitividade em Organizações Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n39p194Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar de que forma a diversidade presente na força de trabalho pode contribuir para o aumento da competitividade da empresa por meio da criatividade. O problema central foi: de que forma a diversidade presente na força de trabalho contribui para a competitividade das empresas? O referencial teórico básico está calcado na diversidade, na criatividade e na competitividade. Utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa por permitir um maior aprofundamento a respeito do assunto, possibilitando uma maior percepção dos sentimentos dos entrevistados que participaram como fonte primária dos dados para esta pesquisa. Na coleta de dados optou-se pela realização de entrevistas em profundidade – orientadas por um roteiro semiestruturado. Os resultados evidenciaram que a diversidade no Brasil existe muito mais ao acaso e/ou à observância do Decreto n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999, do que como uma política de inclusão social ou de compreensão do próprio empreendimento, embora contribua para a criatividade que pode gerar um incremento na competitividade das empresas
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