O alinhamento entre a estratégia e as competências organizacionais: o caso de uma empresa nacional líder do segmento de revestimentos cerâmicos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n31p210Resumo
O principal objetivo deste estudo é apresentar e discutir como acontece o alinhamento entre as estratégias empresariais e as competências organizacionais. A partir do referencial teórico e da experiência de uma empresa estudada, este trabalho identifica quais são as características da empresa e como deve ser um ambiente organizacional para promover este alinhamento. Como uma empresa deve proceder e quais ferramentas podem ser utilizadas para possibilitar a participação dos funcionários de todos os níveis e áreas, desde o planejamento até a execução do seu plano estratégico e do programa de gestão por competências. Apresenta também, a importância do desenvolvimento das competências ligadas a estratégia, denominadas competências essenciais, que resultam em um desenvolvimento organizacional. Este desenvolvimento organizacional ocorre com o treinamento dos funcionários e com o crescimento de suas respectivas competências individuais, promovendo a ligação entre as estratégias empresariais e as competências organizacionais por meio da aprendizagem organizacional e individual.Downloads
Publicado
2011-12-14
Como Citar
de Brida, M., & Santos, J. N. (2011). O alinhamento entre a estratégia e as competências organizacionais: o caso de uma empresa nacional líder do segmento de revestimentos cerâmicos. Revista De Ciências Da Administração, 13(31), 210–242. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n31p210
Edição
Seção
Artigos
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Ciências da Administração, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.