Liderança em gestão de projetos: um estudo bibliométrico e bibliográfico para compreensão do campo de estudo.

Autores

  • Sérgio Magalhães Palácios Uninove. HSM Educação.
  • Fernando Serra Uninove HSM Educação.
  • Cláudia Kniess Uninove
  • Bernardo Serra USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n36p29

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender o campo de estudo de liderança em projetos. Para promover esta compreensão coletou-se artigos científicos na base de dados Web of Science por meio das palavras-chave: leadership, project e project management. Foram levantados 65 artigos e depois de análise que teve como critério principal a relevância do artigo para liderança em projetos, definiu-se 39 artigos como relevantes para o tema. Estes 39 artigos foram agrupados por tema e analisados, o resultado desta análise identificou que no objeto de estudo os temas relacionados a liderança em projetos são: Competências de liderança versus Sucesso em PM (9 artigos), Liderança e equipes em PM (11 artigos), Aspectos motivacionais e emocionais em liderança em PM (3 artigos), Perfil, papel e desenvolvimento de liderança do Gerente de Projetos (12 artigos), Liderança e temas estratégicos em PM (4 artigos).

Os dados mostram que existe uma tendência de aumento de publicações neste campo de estudo, no entanto, o estudo do campo amostrado por estes 39 artigos ainda não reflete a importância do tema para a prática. Dentre os temas analisados Liderança e temas estratégicos em PM se mostra como uma importante lacuna para estudos futuros.

Biografia do Autor

Sérgio Magalhães Palácios, Uninove. HSM Educação.

Mestrando em Gestão de Projetos - Uninove.

Professor - HSM Educação.

Fernando Serra, Uninove HSM Educação.

Professor Dr. Mestrado Uninove.

Diretor Acadêmico HSM Educação.

Cláudia Kniess, Uninove

Professora Doutora - Mestrado Uninove.

Bernardo Serra, USP

Mestre em Administração - FEA/USP.

Downloads

Publicado

2013-08-26

Como Citar

Palácios, S. M., Serra, F., Kniess, C., & Serra, B. (2013). Liderança em gestão de projetos: um estudo bibliométrico e bibliográfico para compreensão do campo de estudo. Revista De Ciências Da Administração, 15(36), 29–48. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n36p29

Edição

Seção

Artigos