Contribuições do Modelo de Medição de Desempenho Organizacional da Performance Prism ao Balanced Scorecard: um estudo sob a perspectiva dos stakeholders
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n37p136Resumo
Medir o desempenho organizacional é um grande desafio para as empresas. Nesse sentido, merece destaque o Modelo de Medição de Desempenho Organizacional (MMDO) Balanced Scorecard (BSC). Entretanto, o modelo Performance Prism (PP) dá grande ênfase aos stakeholders organizacionais e afirma que o BSC trata-os de forma superficial, valorizando mais os acionistas (shareholders) e os clientes. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar as contribuições do PP ao BSC, sob a perspectiva dos stakeholders. Para isso, elaborou-se um roteiro semiestruturado de entrevistas que foi aplicado com profissionais da área de estratégia. Paralelamente, comparou-se a estrutura dos modelos visando enriquecer os resultados obtidos, além de complementar as análises das percepções dos entrevistados. Os resultados mostraram-se muito relevantes, visto que importantes contribuições identificadas do PP ao BSC contrapõem as próprias críticas originais do PP, que em grande parte se tornaram questionáveis por meio da percepção dos entrevistados e da comparação entre os modelos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Ciências da Administração, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.