Intenção futura de divulgar informações pessoais por meio de aplicativos móveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2021.e67839

Resumo

Este estudo analisa a intenção futura de divulgar informações pessoais para usar apps e o efeito de enquadramento em relação a privacidade. Foi realizado um experimento envolvendo 405 participantes, utilizando um desenho de fator único com grupos independentes e covariáveis. Os resultados indicam que a preocupação com a privacidade está negativamente relacionada à intenção futura, confirmando os efeitos do enquadramento na intenção futura, sendo o efeito negativo em relação ao enquadramento negativo das crenças de confiança e positivo em relação ao enquadramento positivo das crenças de risco, enquanto o efeito moderador não foi confirmado. Esse artigo contribui para duas áreas: 1) privacidade, porque confirma a relação entre preocupações com a privacidade da informação e a intenção futura (nova escala proposta); e 2) tomada de decisão, pois demonstra os efeitos do enquadramento nas crenças de risco e confiança em intenções futuras, que não foram demonstradas anteriormente.

Biografia do Autor

Sady Darcy da Silva Junior, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração e Mestre em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na linha de pesquisa Estratégia e Gestão da Informação. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas de Informação pela PUCRS. Possui certificação PMP (Project Management Professional), pelo PMI (Project Management Institute). Professor no ensino superior desde 2006, ministrou aulas em nível de graduação e pós-graduação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Atualmente professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Possui vasta experiência profissional, incluindo prestação de serviços de consultoria nas áreas de gestão de projetos, estratégia organizacional e gestão financeira.

Edimara Mezzomo Luciano, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Professora Titular da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd). Realizou Pós-Doutorado na London School of Economics and Social Sciences (Department of Management - Information Systems and Innovation Research Group) em 2016. Concluiu o doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2004 e o mestrado pela mesma Instituição em 2000. Atua na área de Administração e seus interesses de pesquisa envolvem Governança de TIC, Governança Colaborativa Digital, Governo Digital e uso de tecnologias digitais para a redução dos níveis de corrupção. Lidera o Grupo de Pesquisas/CNPq Governança & Sociedade Digital (d-GOVS). Minitrack Chair do IT Governance and Enterprise Architectures Minitrack no AMCIS desde 2013. Líder do Tema Teorias em Administração da Informação da ANPAD. Membro da Coordenação do Grupo de Usuários da SUCESU sobre Governança, Riscos e Compliance. Membro do Grupo Técnico de Discussão do Modelo de Governança de TIC do Estado do Rio Grande do Sul.

Rafael Mendes Lübeck, Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGAd/PUC-RS)

Doutorando em Administração, linha de pesquisa Marketing na Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGAd/PUC-RS), Mestre em Administração pela UFSM e graduado em Marketing pelas Faculdades Senac Porto Alegre. Atualmente é professor na Faculdade Senac Porto Alegre e pesquisador de Marketing trabalhando com temas sobre comportamento do consumidor. Atualmente é revisor Gestão & planejamento (ISSN: 2178-8030); RAIMED: RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia - ISSN: 2179-4936; Revista Organizações em Contexto (ISSN: 1982-8756); Revista de Administração da Unimep- RAUnimep (ISSN: 1679-5350). Realizou atividades na ReA - Revista de Administração da UFSM - na função de Editor adjunto. Atuou nas áreas de Marketing e vendas nos setores de serviços e varejo por mais de 15 anos, período no qual ocupou cargos de analista de marketing e gerente.

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Publicado

20-05-2021

Como Citar

Junior, S. D. da S., Luciano, E. M. ., & Lübeck, R. M. (2021). Intenção futura de divulgar informações pessoais por meio de aplicativos móveis. Revista De Ciências Da Administração, 23(59), 78–93. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2021.e67839