Governança e Inovação em Redes Industriais: um estudo do setor produtivo de bolsas e calçados

Autores

  • Simone Tiêssa de Jesus Alves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Gonçalves CEPEAD/UFMG
  • Daniel Jardim Pardini Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n39p11

Resumo

Este artigo apresenta um estudo da configuração de determinada rede produtiva a partir das ações de políticas governamentais, agentes de mercado e da inovação presente nas empresas da rede APL. Para tanto, aplicou-se 21 questionários de rede e 26 entrevistas com proprietários das empresas e entidades de apoio, e efetuou-se uma pesquisa documental sobre o histórico do APL. Os dados sobre tipos de inovações ocorridas nas empresas, entre 2009 e 2013, e seus fatores de influência foram analisados e categorizados por estatísticas descritivas. A influência dos agentes nas inovações foi examinada com indicadores de redes sociais. Assim, procedeu-se a triangulação e análise das fontes de dados para compor o caso. Verificou-se que as práticas de inovação das empresas são influenciadas pelas empresas de referência no mercado. Já as entidades de apoio, responsáveis pelas ações da governança pública, não assumem destaque quanto à centralidade, proximidade e intermediação da rede de inovação.

Biografia do Autor

Simone Tiêssa de Jesus Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Administradora (UFV) e mestre em estratégia (CEPEAD/UFMG). Pesquisadora convidada do NUME - Núcleo de Ensino e Pesquisa em Marketing e Estratégia - UFMG.

Carlos Alberto Gonçalves, CEPEAD/UFMG

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Mineira de Cultura Universidade (FUMEC).Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

15-08-2014

Como Citar

de Jesus Alves, S. T., Gonçalves, C. A., & Pardini, D. J. (2014). Governança e Inovação em Redes Industriais: um estudo do setor produtivo de bolsas e calçados. Revista De Ciências Da Administração, 11–26. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n39p11

Edição

Seção

Artigos