Mindset-se: Uma análise exploratória sobre Mindset e Capacidade Absortiva organizacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e82732

Palavras-chave:

Mindset de Crescimento, Mindset Fixo, Capacidades absortivas

Resumo

Objetivo: O Mindset de Crescimento é uma atitude voltada para o desenvolvimento contínuo e aprendizado, enquanto o Mindset Fixo está ligado à uma manutenção do status quo e uma certa aversão à mudanças. Acredita-se que uma organização dotada de indivíduos com Mindset de Crescimento influenciará positivamente sua Capacidade Absortiva Organizacional, adquirindo, absorvendo e utilizando o conhecimento a favor da organização, enquanto uma organização dotada de indivíduos com Mindset Fixo influenciará negativamente a Capacidade Absortiva Organizacional. Assim, o objetivo deste artigo é verificar os efeitos do Mindset de indivíduos na Capacidade Absortiva organizacional.

Metodologia/abordagem: Para este fim, um survey foi aplicado junto a 230 indivíduos dentro de organizações, e analisados por meio de modelagem de equações estruturais.

Originalidade/relevância: Apesar de ser aplicado no campo da estratégia, até o atual momento ainda não foram testadas a relação entre o Mindset e a Capacidade Absortiva Organizacional. 

Principais resultados: Os resultados confirmaram as hipóteses do estudo, indicando que o Mindset de Crescimento individual influencia positivamente a Capacidade Absortiva organizacional, enquanto o Mindset Fixo influencia negativamente.

Contribuições teóricas: O estudo acrescenta à teoria do Mindset aplicada na gestão, bem como à literatura da capacidade de absorção, adicionando o Mindset enquanto um dos predecessores de uma Capacidade Absortiva organizacional. 

Contribuição para a gestão: Uma vez que o Mindset é um construto que pode ser desenvolvido por meio de treinamentos, gestores podem investir em desenvolvê-lo dentro de seus times, principalmente em culturas organizacionais voltadas para a inovação e aprendizado. 

Biografia do Autor

Frederico Leocádio Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Linha: Estratégia, Marketing e Inovação. Mestre em Administração pela UFMG Linha: Estratégia, Marketing e Inovação. Atuou como Professor substituto no Instituto Federal de Minas Gerais IFMG campus Ouro Branco, na área de Gestão de Pessoas, Métodos e Logística. Academicamente, experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e Estratégia, atuando principalmente com os seguintes temas: Teoria da prática aplicada ao consumo, Marketing digital, Marketing sustentável, estudos de fã e fandon, consumo musical e identidade, Mindset, Empreendedorismo, Estratégia comportamental, Aprendizado organizacional, Capacidades absortivas e Liderança.

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), 1986. Foi professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de Software Básico e Matemática Computacional. Atualmente, é professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração nas Universidades UFMG e FUMEC. Foi Professor de Física do Colégio Universitário da UFMG/COLUNI. Atuou no comitê Científico de Estratégia em Organizações ESO/ANPAD e como Coordenador da divisão ESO/ANPAD. Publicou vários artigos em periódicos especializados e apresentou trabalhos em congressos e eventos nacionais e internacionais; possui vários livros publicados, organizados e capítulos; participou do desenvolvimento de inúmeros trabalhos técnicos; organizou eventos de inovação e participou de vários eventos no exterior e no Brasil. Membro do Comitê de Estratégia da União Brasileira da Qualidade (UBQ MG). Coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Mercadologia e Estratégia em Organizações (NUME). Recebeu vários prêmios e/ou homenagens acadêmicas (como pode ser visto no Lattes). Atua na área de Administração com ênfase em Teorias da Estratégia das Organizações, Mercadologia, Sistemas de Inovação, Novos Métodos de Pesquisa em Administração e Neurociência Aplicada. 

Caio Otávio de Souza Messias, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq (2020-2021). Possui como interesse as áreas de estratégia e finanças.

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Publicado

09-10-2024

Como Citar

Ferreira, F. L., Gonçalves, C. A., & Messias, C. O. de S. (2024). Mindset-se: Uma análise exploratória sobre Mindset e Capacidade Absortiva organizacional. Revista De Ciências Da Administração, 26(66), 1–29. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e82732

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