Mindset, dificuldades em se empreender e o Potencial Empreendedor: uma abordagem confirmatória com estudantes graduandos em administração
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2019v21n55p51Resumo
O Mindset de crescimento é uma atitude voltada para o desenvolvimento contínuo, que pode ser potencializada em indivíduos buscando um maior desempenho, engajamento e qualidade de vida. O conceito vêm sendo aplicado relacionado à variáveis que remetem à academia, como desempenho acadêmico e criatividade, mas é necessário relacioná-lo à variáveis organizacionais. Esse trabalho buscou analisar a relação entre o Mindset de crescimento, o Mindset fixo, o Potencial Empreendedor e as Dificuldades para se empreender percebidas por estudantes de Administração em Belo Horizonte/MG. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa transversal, apresentando os resultados por meio de uma análise fatorial confirmatória e com dados coletados via survey. Como resultado, dentre as variáveis, somente o Mindset de crescimento apresentou uma relação positiva com o Potencial Empreendedor. Para futuras pesquisas, sugere-se a aplicação da metodologia em amostras maiores, em diferentes contextos culturais e organizacionais, visando uma generalização dos resultados.
Referências
BAGGIO, A.F.; BAGGIO, D.K. Empreendedorismo: Conceitos e definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 25-38, 2015.
BEDFORT, S. Growth mindset and motivation: a study into secondary school Science learning. Research Papers in Education, v.32, n.4, p.424–443, 2017.
BERUCHASHVILI, M.; MOISIO, R.; HEISLEY, D.D. What are you dieting for? The role of lay theories in dieters; goal setting. Journal of Consumer Behaviour, v.13, n.1, p.50-59, 2014.
BOWER, M.; KONWERSKI, P. A Mindset for Career Curiosity: Emerging Leaders Working in the Digital Space. New Directions for Student Leadership, v.2017, n.153, p.89–101, 2017.
BRAUM, L. M. S.; NASSIF, V. M J. Futuros Empreendedores: Semelhanças e Diferenças entre Constructos de Mensuração. In: XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, 2018, Curitiba. XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, 2018
BURNETTE, J.L.; FINKEL, E.J. Buffering against weight gain following dieting setbacks: an implicit theory intervention. Journal of experimental social psychology, v.48, n.1, p.721-725, 2012.
BURNETTE, J.L.; O’BOYLE, E.H.; VANEPPS, E.M.; POLLACK, J.M.; FINKEL, E.J. Mind-sets matters: a meta-analytic review of implicit theories and self-regulation. Psychological bulletin, v.139, n.3, p.655-701, 2013.
CANIËLS, M.C.J.; SEMEIJN, J.H.; RENDERS, I.H.M. Mind the mindset! The interaction of proactive personality, transformational leadership and growth mindset for engagement at work. Career Development International, vol.23, n.1, 48-66, 2018.
CINELLI, M.D.; YANG, L. The Role of Implicit Theories in Evaluations of “Plus-Size” Advertising. Journal of Advertising, vol.45, n.4, pp.472-481, 2016.
CLARO, S.; PAUNESKU, D.; DWECK, C.S. Growth mindset tempers the effects of poverty on academic achievement. PNAS, v.113, n.31, p.8664–8668, 2016.
COHEN, J. Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences. 2nd ed. New York: Psychology Press, 1988.
DAMARIO, E. Q.; COMINI, G. M. Inovação social nos empreendimentos sociais brasileiros: uma proposta de escala para sua classificação. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 22, n. 1, p. 104-122, 2020.
DORNELAS, J. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
DWECK, C.S. Mindset: a nova psicologia do sucesso. São Paulo : Objetiva, 2017.
DWECK, C.S. Self-theories: their role in motivation, personality, and development. Philadelphia: The psychology press, 1999.
ESLABÃO, D.R.; VECCHIO, F.B. Condições e Obstáculos ao Empreendedorismo no Brasil. Revista E3, v. 2, n. 2, p. 79-90, 2016.
FAGUNDES, C.V.; LUCE, M.B.; ESPINAR, S.R. O desempenho acadêmico como indicador de qualidade da transição Ensino Médio-Educação Superior. Ensaio (Rio de Janeiro (1993): avaliação e políticas públicas em educação, vol. 22, n. 84 (jul./set. 2014), p. 635-670, 2014.
FERREIRA, F. L. Capital Psicológico e Mindset de crescimento como estímulo do potencial intraempreendedor de indivíduos em uma organização.. In: XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, 2018, Curitiba. XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, 2018
FERREIRA, L.F.; PINHO, A.D.; GONÇALVES, C.A.; CHRISTINO, J.M.M. O Mindset de Crescimento e a Administração: uma revisão bibliométrica e sistemática dos últimos 15 anos de publicação no Web of Science. Gestão e Planejamento, vol.21, n.2020, no prelo.
FERREIRA, L.F.F.; OLIVA, F.L.; SANTOS, S.A.D.; GRISI, C.C.D.H.; LIMA, A.C. Análise quantitativa sobre a mortalidade precoce de micro e pequenas empresas da cidade de São Paulo. Gestão e Produção, v. 19, n. 4, p. 811-823, 2012.
FILION, L. J.Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, v. 34, n. 2, p. 6-28, 1999.
FONTELLES, M. J.; SIMÕES, M. G.; FARIAS, S. H.; FONTELLES, R. G. S. Metodologia da Pesquisa Científica: Diretrizes para Elaboração de um Protocolo de Pesquisa. 2009. 8 f. Núcleo de Bioestatística Aplicado à Pesquisa da Universidade da Amazônia - UNAMA. Belém, 2009.
GEM. Empreendedorismo no Brasil 2016. Disponível em: http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/941a51dd04d5e55430088db11a262802/$File/7592.pdf. Acesso em: 16. Abr.2018.
GONÇALVES FILHO, C.; VEIT, M.; MONTEIRO, P. Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios. INMR - Innovation & Management Review, v. 10, n. 2, p. 81-101, 1 jul. 2013.
HAIR, JR., J. F; ANDERSON, R.E; TATHAM, R.L; BLACK, W.C. Analise multivariada de dados. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HUANG, L.; LUTHANS, F. Toward better understanding of the learning goal orientation–creativity relationship: The role of positive psychological capital. Applied Psychology, v. 64, n.2, p.444-472, 2015.
IIZUKA, E. S.; MORAES, G. H. S. M. Análise do potencial e perfil empreendedor do estudante de Administração e o ambiente universitário: reflexões para instituições de ensino. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 3, p. 593-593, 2014.
IRELAND, R.D.; HITT, M.A.; SIRMON, D.G. A model of strategic entrepreneurship: The construct and its dimensions. Journal of management, v. 29, n. 6, p. 963-989, 2003.
JÚNIOR, J. C. C.; CARVALHO FILHO, P. M. B.; JERÔNIMO, T. B.; MELO, F. V. S. Superando a contaminação e comprando produtos usados. REMark, vol.18, n.1, 2019.
KIAN, T. P., MI, C. X.; CHUN, C. C. E. An Exploratory Study on the Factors That Influence the Declination of Women Entrepreneurship. International Business Management, v.10, n.18, p. 4098-4106, 2016.
LEIVA, J.C.; ALEGRE, J.; MONGE, R. Los emprendedores surgidos de las empresas multinacionales de inversión extranjera directa: un estudio exploratorio en Costa Rica. Estudios Gerenciales, v. 30, n. 131, p. 124-133, 2014.
LIMA, E.; LOPES, R.M.A.; NASSIF, V.M.J.; SILVA, D. Ser seu Próprio Patrão? Aperfeiçoando-se a Educação Superior em Empreendedorismo. Rev. adm. Contemporânea, v.19, n.4, p. 419-439, 2015.
LOPES, R. M. A. Referenciais para a educação empreendedora. In: LOPES, R. M. A. (Org.). Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier: São Paulo: SEBRAE, 2010.
MAIA, H. A.; FORMIGONI, H.; SILVA, A. A. Empresas de auditoria e o compliance com o nível de evidenciação obrigatório durante o processo de convergência às normas internacionais de contabilidade no Brasil. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 14, n. 44, p. 335-352, 2012.
MATHUR, P.; JAIN, S.P.; MAHESWARAN, D. Consumers' implicit theories about personality influence their brand personality judgments. Journal of Consumer Psychology, v.22, n.4, p.545-557, 2012.
MATTHEWS, C. H.; MOSER, S. B. A longitudinal Investigation of the impact of family background and gender on interest in small frm ownership. Journal of Small Business Management, v. 34, n.1, p. 221-244, 1996
MCCLELLAND, D. C. The Achieving Society. Princeton: Van Nostrand, 1961.
MINELLO, Italo Fernando; BÜRGER, Rafaela Escobar; KRÜGER, Cristiane. Características comportamentais empreendedoras: um estudo com acadêmicos de administração de uma universidade brasileira. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 10, p. 72-91, 2017.
MINUZZI, C. D. O.; VARGAS, K. S.; FIALHO, C. B. Características comportamentais empreendedoras: em cena os futuros administradores. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v.5, n.1, p. 141-162, 2016
ÖZDURAN, A.; TANOVA, C. Manager mindsets and employee organizational citizenship behaviours. Intern J Contemporary Hospitality Management, vol.29, n.1, pp. 589-606, 2017.
PUENTE-DÍAZ, R.; CAVAZOS-ARROYO, J. That is disgusting! Should I trust you?: The role of mindsets in brand trust after a negative incident. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, vol.21, n.2, pp. 254-273, 2019.
RAMIREZ-GARCIA, C.; PEREA, J. G. Á.; JUNCO, J. G. D. La felicidad en el trabajo: Validación de una escala de medida. Revista de Administração de Empresas, v. 59, n. 5, p. 327-340, 2019.
RÍO-RAMA, M. C.; ÁLVAREZ-GARCÍA, J.; COCA-PÉREZ, J. L. Práticas de qualidade, responsabilidade social corporativa e o critério “resultados na sociedade” do modelo EFQM. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 19, n. 64, p. 307-328, 2017.
ROUX, M.; HÄRTEL, C.E.J. The Cognitive, Emotional, and Behavioral Qualities Required for Leadership Assessment and Development in the New World of Work" In Individual, Relational, and Contextual Dynamics of Emotions. pp.59-69, 2018.
SANDHU, M.S.; SIDIQUE, S. F.; RIAZ, S. Entrepreneurship barriers and entrepreneurial inclination among Malaysian postgraduate students. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, v.17, n.4, p. 428-449, 2011.
SANTINI, S.; VASCONCELLOS, F.E.D.; NOGUEIRA, M.A.; OLIVEIRA, M.L.D. Fatores de mortalidade em micro e pequenas empresas: um estudo na região central do Rio Grande do Sul. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v.1, n.8, p. 145-169, 2015.
SCHIFFMAN, L.G.; KANUK, L.L. Consumer behavior, 7th. NY: Prentice Hall, p. 15-36, 2000.
SCHINDLER, P.S.; COOPER, D.R. Métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre, 2003.
SCHRODER, H. S.; YALCH, M. M.; DAWOOD, S.; CALLAHAN, C. P.; DONNELLAN, M. B.; MOSER, J. S. Growth Mindset of anxiety buffers the link between stressful life events and psychological distress and coping strategies. Personality and individual differences, v. 110, n. 1, p. 23-26, 2017.
SCOTT, M.J.; GHINEA, G. On the domain-specificity of Mindsets: the relationship between aptitude beliefs and programming practice. IEEE transactions on education, v. 57, n. 3, 2014.
SEBRAE. Sobrevivência das empresas no Brasil. 2016. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/sobrevivencia-das-empresas-no-brasil-relatorio-2016.pdf. Acesso em 23 Set. 2018.
SEBRAE. Doze anos de monitoramento da sobrevivência e mortalidade de empresas. São Paulo, 2010. Disponível em: https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Pesquisas/10_anos_mortalidade_relatorio_completo.pdf.
SEBRAE. Micro e pequenas empresas geram 27% do PIB do Brasil. 2018. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mt/noticias/micro-e-pequenas-empresas-geram-27-do-pib-do-brasil,ad0fc70646467410VgnVCM2000003c74010aRCRD. Acesso em 19 set. 2018.
SEBRAE. O que é ser empreendedor. 2017. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-que-e-ser-empreendedor,ad17080a3e107410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 14 Abr.2018.
SILVA, WN; CRESPO, A.; GIL, AC Aspirações e Temores de Jovens Empreendedores. Revista Pretexto, v. 18, n. 2, p. 48-65, 2017.
SONG, Y.; LEE, S.Y.; KIM, Y. Does mindset matter for using social networking sites?: understanding motivations for and uses of Instagram with growth versus fixed mindset. International Journal of Advertising, vol.38, n.6, pp.886-904, 2019.
TANG, M.; WERNER, C.; KARWOWSKI, M. Differences in creative Mindset between Germany and Poland: the mediating effect of individualism and collectivism. Thinking skills and creativity, v.21, n.1, p.31-40, 2016.
VANDEWALLE, D. Development and validation of a work domain goal orientation instrument. Educational and psychological measurement, v. 57, n. 6, p. 995-1015, 1997.
WHEELER, S.C.; OMAIR, A. Potential growth areas for implicit theories research. Journal of consumer psychology, vol.26, n.1, pp.137-141, 2016.
YEAGER, D.S.; JOHNSON, R.; SPITZER, B.J.; TRZESNIEWSKI, K.H. The far-reaching effects of believing people can change: implicit theories of personality shape stress, health, and achievement during adolescence. Journal of personality and social psychology, v.106, n.6, p.1-18, 2014.
YIN, C.; YU, H.; POON, P. Consumers attributions and brand evaluations in product‐harm crises: The role of implicit theories of personality. Journal of Consumer Behaviour, v.15, n.1, p.87-95, 2016.
ZAMPIER, M.A.; TAKAHASHI, A.R.W. Competências e aprendizagem empreendedora em MPE’s educacionais. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 8, n. 3, p. 1-22, 2014.
ZENG, G.; HOU, H.; PENG, K. Effect of growth Mindset on school engagement and psychological well-being of chinese primary and middle school students: the mediating role of resilience. Frontiers in psychology, n.1, v.7, p.1873, 2016.
ZINGONI, M.; BYRON, K. How beliefs about the self influence perceptions of negative feedback and subsequent effort and learning. Organizational Behavior and Human Decision Processes, vol.139, n.2017, pp.50-62, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. RCA reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista RCA passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Os autores cedem à RCA os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Esta licença permite que qualquer usuário tenha direito de:
Compartilhar – copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar – remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado (citar e referenciar), prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante apoiar você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais – Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.