Experiências virtuais no aprendizado de administração

Jesse Alves Amâncio, Carlos Alberto Gonçalves, Marlusa Gosling, Cid Gonçalves Filho

Resumo


Em Administração, tem-se levantado a questão da especialização dos conteúdos, o que dificultaria a construção de uma visão global por parte do aluno e o distanciamento entre esses conteúdos e sua aplicação, comprometendo sua atuação profissional. Utilizando a Teoria da Aprendizagem pela Experiência (KOLB, 1984), a qual relaciona experiência concreta e conceitualização abstrata, buscou-se superar esses problemas mediante a utilização de um software de simulação de uso gratuito, permitindo um ambiente virtual para experiências – no caso, para elaboração de um Plano de Negócio que envolve todos os aspectos de uma organização. Este artigo relata uma dessas experiências ressaltando inovações importantes: a valorização da integração de conteúdos; a participação ativa e crítica do aluno e o imprescindível papel do professor como facilitador de todo o processo. Destaca-se como contribuição desse trabalho a incorporação de um novo recurso didático / tecnológico para o enriquecimento do Processo de Ensino e Aprendizagem da Administração.

Palavras-chave


Andragogia; Ensino em Administração; Aprendizagem em Administração; Andragogy; Business administration teaching; Business administration learning

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.