Gestão contemporânea de Marketing
Proposição de um modelo teórico
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e70549Palavras-chave:
Posicionamento da marca, Estrutura da proposta de valor, Articulação da comercialização, Relação com o mercado, Inteligência de mercadoResumo
Este artigo tem por objetivo propor um modelo de Gestão Contemporânea de Marketing mais aderente à realidade atual, identificando os antecedentes do desempenho superior da firma - posicionamento da marca, estrutura da proposta de valor, articulação da comercialização, relação com o mercado e, inteligência de mercado. O modelo foi proposto a partir de um estudo empírico e uma ampla revisão bibliográfica, no qual foram selecionados oitenta artigos atualizados e relevantes, a partir das bases EBSCO, SPELL e Web of Science. Os artigos seminais e estruturadores também foram incluídos na seleção e leitura, em função da relevância na construção de conceitos. Espera-se que o modelo possibilite a identificação de perfis de atuação na gestão de mercados e sua relação com o desempenho organizacional. Assim, será possível inferir a posição da organização, frente ao seu concorrente, e identificar a área de relevância que tem sido negligenciada por essa.Referências
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