Gestão contemporânea de Marketing

Proposição de um modelo teórico

Autores

  • Luciana Faluba Damázio Fundação Dom Cabral
  • Helena Belintani Shigaki Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e70549

Palavras-chave:

Posicionamento da marca, Estrutura da proposta de valor, Articulação da comercialização, Relação com o mercado, Inteligência de mercado

Resumo

Este artigo tem por objetivo propor um modelo de Gestão Contemporânea de Marketing mais aderente à realidade atual, identificando os antecedentes do desempenho superior da firma - posicionamento da marca, estrutura da proposta de valor, articulação da comercialização, relação com o mercado e, inteligência de mercado. O modelo foi proposto a partir de um estudo empírico e uma ampla revisão bibliográfica, no qual foram selecionados oitenta artigos atualizados e relevantes, a partir das bases EBSCO, SPELL e Web of Science. Os artigos seminais e estruturadores também foram incluídos na seleção e leitura, em função da relevância na construção de conceitos. Espera-se que o modelo possibilite a identificação de perfis de atuação na gestão de mercados e sua relação com o desempenho organizacional. Assim, será possível inferir a posição da organização, frente ao seu concorrente, e identificar a área de relevância que tem sido negligenciada por essa. 

Biografia do Autor

Luciana Faluba Damázio, Fundação Dom Cabral

Doutora em Administração de Empresas com ênfase em Estratégia Organizacional pela CEPEAD - FACE - UFMG (2011). Mestre em Administração de Empresas com ênfase em pela CEPEAD - FACE - UFMG (2003), Atualmente é professora e pesquisadora da Fundação Dom Cabral. Tem experiência docente e profissional na área de Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia de mercado, inteligência competitiva, comportamento do consumidor e gestão em serviços de saúde.    

Helena Belintani Shigaki, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Administração (UFMG ­ CEPEAD/FACE), Mestre em Administração (PUC Minas ­ 2014), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (PUC Minas/ IEC ­ 2012) e Graduada em Administração (PUC Minas ­ 2010). Pesquisadora do 'Núcleo de Pesquisa, Ensino em Marketing e Estratégias de Operações' da UFMG e, do Projeto 'Gestão Contemporânea de Marketing' da Fundação Dom Cabral (FDC). Tem experiência em lecionar disciplinas de Marketing, Estratégia e Pesquisa de Mercado, tais como: Comportamento do Consumidor, Planejamento e Elaboração de Projetos e, Gestão Estratégica de Marketing dos cursos de Graduação em Administração e Graduação Tecnológica em Marketing (Centro Universitário UNA), Análise e Estratégia de Mercado e, Gestão da Informação (PUCMinas), Branding e Comunicação (Pós­graduação UNIBH) e Pesquisa Qualitativa (Pós­graduação Unileste). Foi orientadora de Projetos Aplicados Interdisciplinares (Centro Universitário UNA); de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (UFMG) e Pós­graduação (UNIBH). A partir do 1º/2017 irá lecionar a disciplina Comportamento do consumidor do ponto de vista da Neurociência, como estágio docente na UFMG. Possui publicações em periódicos A2, B2 e B3 (em Administração) e A1 (em educação), além de artigos publicados em eventos nacionais e internacionais, com destaque para o EGOS, TMS, IAMOT e EnANPAD, em áreas relacionadas ao Marketing e Produtivismo Acadêmico.     

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Concluiu o doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), 1986; Mestre em Ciências em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), 1976. Foi professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de Software Básico e Matemática Computacional. Atualmente, é professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Titular da Fundação Mineira de Cultura, Universidade FUMEC. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração nas Universidades UFMG e FUMEC. Foi coordenador do Colegiado de Curso de Pós-Graduação em Administração na Universidade FUMEC; foi Coordenador do Colegiado de curso de graduação em Ciência da Computação e Coordenador do Colegiado do Curso de Tecnólogo em Computação da UFMG. Foi Professor de Física do Colégio Universitário da UFMG/COLUNI. Atuou no comitê Científico de Estratégia em Organizações ESO/ANPAD e como Coordenador da divisão ESO/ANPAD. Publicou vários artigos em periódicos especializados e apresentou trabalhos em congressos e eventos nacionais e internacionais; possui vários livros publicados, organizados e capítulos; participou do desenvolvimento de inúmeros trabalhos técnicos; organizou eventos de inovação e participou de vários eventos no exterior e no Brasil. Membro do Comitê de Estratégia da União Brasileira da Qualidade (UBQ MG). Coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Mercadologia e Estratégia em Organizações (NUME). Orientou inúmeras Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado, Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização e Iniciação Científica nas áreas de Administração e Ciência da Computação. Recebeu vários prêmios e/ou homenagens acadêmicas (como pode ser visto no Lattes). Atua na área de Administração com ênfase em Teorias da Estratégia das Organizações, Mercadologia, Sistemas de Inovação, Novos Métodos de Pesquisa em Administração e Neurociência Aplicada.   

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Publicado

2022-10-03

Como Citar

Damázio, L. F., Shigaki, H. B., & Gonçalves, C. A. (2022). Gestão contemporânea de Marketing: Proposição de um modelo teórico. Revista De Ciências Da Administração, 24(63). https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e70549