Entre o Mercado Primário e o Secundário: uma análise exploratória da criação de valor e vantagem competitiva nas relações China-Brasil

Wagner Junior Ladeira, Fernanda Teixeira Rosa, Feng Du, Fernando Oliveira Santini

Resumo


A criação de valor e a vantagem competitiva são temas essenciais para o sucesso das empresas que atuam em mercados primários e secundários. O presente artigo teve como objetivo analisar as diferenças na criação de valor e geração de vantagem competitiva em mercados primários e secundários China-Brasil. Para isto, realizou-se um conjunto de entrevistas com gestores de empresas chinesas e brasileiras. Após a coleta de dados, realizou-se análise de que derivaram em vinte categorias finais: (a) criação de valor no mercado primário sem a presença de intermediário, (b) criação de valor no mercado secundário com a presença de intermediário, (c) vantagem competitiva no mercado primário sem a presença intermediário e (d) vantagem competitiva no mercado secundário com a presença de intermediário. As analises das categorias permitiram estabelecer algumas relações teóricas/empíricas importantes no entendimento da relação da criação de valor e vantagem competitiva em empresas que atuam em mercados primários e secundários.


Palavras-chave


Criação de valor; vantagem competitiva; mercado primário e secundário.

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n44p52

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.