Between the Primary and the Secondary Markets: an Exploratory Analysis on Creating Value and Competitive Advantage in China-Brazil Relations

Authors

  • Wagner Junior Ladeira Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Fernanda Teixeira Rosa Universidade Vale do Rio do Sinos (UNISINOS)
  • Feng Du Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.
  • Fernando Oliveira Santini Puc

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n44p52

Abstract

Value creation and competitive advantage are key issues for the success of companies operating in primary and secondary markets. This article aims to analyze the differences in value creation and generation of competitive advantage in primary and secondary markets China-Brazil. For this, interviews with managers of Chinese and Brazilian companies, were carried out. After data collection, analysis was performed which derived in twenty final categories: (a) creation of value in the primary market without the presence of an intermediary, (b) creation of value in the secondary market with the presence of intermediary, (c ) competitive advantage in the primary market without the presence of intermediary and (d) competitive advantage in the secondary market with the presence of intermediary. The analysis of the categories allowed to establish some of the theoretical / empirical relationships to understanding the effect of value creation and competitive advantage in companies operating in primary and secondary markets.

Author Biographies

Wagner Junior Ladeira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

É professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPG Adm) da Escola de Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado na área de Gestão de Tecnologia e Inovação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Tem mais de cem artigos publicados em periódicos e congressos e experiência na área de Administração, com ênfase em marketing e inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de decisão com foco na distância temporal, domínio especifico da inovação e estratégia de marketing. Metodologicamente trabalha com Pesquisa Experimental, Meta-análise e Modelagem de Equações Estruturais (MEE). É autor do livro Pesquisa de Marketing: uma orientação para o mercado brasileiro e revisor dos principais congressos e revistas de administração.

Fernanda Teixeira Rosa, Universidade Vale do Rio do Sinos (UNISINOS)

Mestranda em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Formada pela mesma Instituição (2013). Intensivo de Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre (2010). Carreira em desenvolvimento na área de gestão de equipe e tomada de decisões. No momento está atuando em uma empresa de grande porte com foco em liderança, planejamento financeiro e estratégico.

Feng Du, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.

Possui graduação em Negócio de Japonês - Sanya University. *Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de gestão da informação.*Tem experiências ricas de estudo de idioma.*Paciente, criativo e apaixonado pelo trabalho. *Capaz de comunicar em português, Mandarim é a língua materna e falar Inglês fluentemente bem. *Passei o Nível 6 de CET(Teste de Colégio Inglês) na China. *Realizado nível 3 do Certificado de Conselheiro durante curso no universidade. *Ganhei N2(Nível 2 de proficiência em língua japonesa) certificado e nível 8 de NSS(Teste do Major japonês) certificado. *Com conhecimentos básicos em computação. *Certificado do Teste ANPAD com Pontuações 338. *Estudei Fundamentos de Gestão da Informação na PUCRS. *Estudei Curso de Protuguês em UFRGS por dois anos. *Fiz Celp-Bras com nota saída superior-médio. *Atualmente,estudo Mestrado de Administração em UNISINOS,área de concentrado:Marketing

Fernando Oliveira Santini, Puc

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Luterana do Brasil (2004), mestrado em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Administração - Pontifica Universidade Catolica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é Coordenador dos Cursos de Pós Graduação e Extensão da Faculdade Senac além de ser Professor Visitante de diversas Instituições de Ensino do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em marketing.

Published

2016-04-25

How to Cite

Ladeira, W. J., Rosa, F. T., Du, F., & Santini, F. O. (2016). Between the Primary and the Secondary Markets: an Exploratory Analysis on Creating Value and Competitive Advantage in China-Brazil Relations. Journal of Administration Science, 1(1), 52–65. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n44p52

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)