Caracterização das capacidades de tecnologia da informação: estudo de caso em uma instituição de ensino superior

Autores

  • Josué Vitor de Medeiros Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Manoel Veras de Sousa Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Miguel Eduardo Moreno Anez Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018v20n50p76

Resumo

Este artigo busca identificar as capacidades de Tecnologia da Informação criadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) durante a concepção, desenvolvimento, implantação e disseminação dos seus sistemas integrados de gestão entre os anos de 2004 e 2014. Tal sistema encontra-se em implantação em mais de 30 instituições do governo federal através de acordos de cooperação. Adotou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso e entrevistas semiestruturadas a partir de categorias de análise advindas da literatura. Enquanto resultado, foram identificadas as seguintes capacidades: capacidade técnica, habilidade organizacional em desenvolver aprimoramentos e correções nos sistemas; capacidade de relacionamento interno, habilidade organizacional em apoiar o uso efetivo dos sistemas por outras unidades organizacionais da instituição; e capacidade de cooperação externa, habilidade organizacional em transferir conhecimento para as instituições cooperadas. Espera-se que este trabalho contribua na compreensão do valor gerado pelas capacidades de TI em contextos organizacionais diversos.

Biografia do Autor

Josué Vitor de Medeiros Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), mestre em Administração (UFRN, 2004) e doutor em Administração (UFRN, 2014). Sócio, gestor comercial, de projetos e consultor de TI em uma empresa de Gestão e Terceirização de Documentos entre 2001 e 2008. Atualmente, professor efetivo da UFRN (desde 2009) responsável pela Secretaria de Gestão de Projetos (desde 2016). Experiência profissional e interesse de pesquisa nas áreas de Gestão de Processos (BPM), Gestão de Projetos, Estratégia (recursos e capacidades) e Dinâmica de Sistemas.

Manoel Veras de Sousa Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2001), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1985) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1983) . É professor associado IV da UFRN atuando na área de Administração, com ênfase em Tecnologia da Informação. Faz parte do grupo de pesquisa registrado no CNPQ : Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação Coordena a especialização em em Gestão da Tecnologia da Informação na UFRN. É autor de cerca de cem artigos acadêmicos e de vários livros na área de Tecnologia da Informação e Gerenciamento de Projetos com foco em Capacitação Profissional. É assessor técnico da secretaria de gestão de projetos da UFRN. Faz parte do conselho de desenvolvimento acadêmico do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN. É o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) [CAPES 5] da UFRN. Possui experiência no setor privado e no setor público.

Miguel Eduardo Moreno Anez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

CONCLUIU SEU ESTAGIO PÓS DOUTORAL EM ADMINISTRAÇÃO INTERNACIONAL NO CENTRO D''ETUDES EM ADMINISTRATION INTERNACIONALE DA ÈCOLE DES HAUTES ÈTUDES COMMERCILES (HEC), Affiliee à I?Universite de Montréal, (Canadá), EM 2001. CONCLUIO O CURSO DE DOUTORADO EM ADMINISTRACAO DE EMPRESAS PELA ESCOLA DE ADMINISTRACAO DE EMPRESAS DE SAO PAULO EM 1994. COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UFRN. PROFESSOR TITULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. PUBLICOU 46 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 7 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. PARTICIPOU DE 6 EVENTOS NO EXTERIOR E 14 NO BRASIL. ORIENTOU 6 DISSERTACOES DE MESTRADO E CO-ORIENTOU 4, ALEM DE TER ORIENTADO 5 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA E 4 TRABALHOS DE CONCLUSAO DE CURSO NA AREA DE ADMINISTRACAO. RECEBEU 1 PREMIO E/OU HOMENAGEM. ATUA NA AREA DE ADMINISTRACAO, COM ENFASE EM NEGOCIOS INTERNACIONAIS. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 53 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: RECURSOS HUMANOS, TRABALHO, ADMINISTRACAO PUBLICA, CRISE DO EMREGO, CULTURA ORGANIZACIONAL, FORMACAO PROFESSIONAL, GESTAO DE MUDANCA, INOVACOES TECNOLOGIACAS e ADMINSTACAO PUBLICA BOLIVIANA.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Edição

Seção

Artigos