Fatores da Qualidade do Serviço que Afetam a Fidelidade dos Alunos e suas Intenções em Recomendar a Escola: um estudo no setor da educação pública

Autores

  • Evadio Pereira Filho Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGA/UFRN. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. http://orcid.org/0000-0003-3340-1233
  • Miguel Eduardo Moreno Añez Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGA/UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2019V21n53p57

Resumo

Este estudo desenvolveu um ensaio teórico-empírico com 1550 alunos do ensino médio de escolas públicas paraibanas. O objetivo foi avaliar o impacto da qualidade do serviço educacional sobre intenções em recomendar a terceiros e fidelidade dos discentes, bem como em que medida esses efeitos se diferem em relação aos fatores demográficos e motivacionais. Foram apreendidas as expectativas do alunado e suas percepções de desempenho em relação a 18 atributos. Capturou-se ainda o quão propensos estavam em rematricular-se e em recomendar a escola. Ao empregar regressão linear múltipla, verificou-se que quatro e três atributos, respectivamente, apresentaram efeito significativo sobre fidelidade dos consumidores e intenção em recomendar a organização. Atendimento do pessoal administrativo e imagem corporativa constituem-se pontos de interseção, impactando positivamente nas duas variáveis comportamentais. Heterogeneidades no impacto da qualidade do serviço sobre fidelidade e intenções de recomendar foram percebidas nos agrupamentos de faixa etária, renda familiar, motivação e gênero.  

Biografia do Autor

Miguel Eduardo Moreno Añez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGA/UFRN.

Pós-Doutor em Administração Internacional pela École des Hautes Études Commerciales de Montréal, Canadá. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGA/UFRN.

Referências

ABDULLAH, F. The development of HEdPERF: a new measuring instrument of service quality for the higher education sector. International Journal of Consumer Studies, v. 6, n. 30, p. 569-581, 2006.

ALCÂNTARA, V. de C.; LUIZ, G. V.; FERREIRA, A. C.; TEODORO, S. A. S. Dimensões e determinantes da satisfação de alunos em uma instituição de ensino superior. Revista Brasileira de Marketing, v. 3, n. 11, p. 193-220, 2012.

ALI, F.; ZHOU, Y.; HUSSAIN, K.; NAIR, P. K.; RAGAVAN, N. A. Does higher education service quality effect student satisfaction, image and loyalty? A study of international students in Malaysian public universities. Quality Assurance in Education, v. 1, n. 24, p. 70-94, 2016.

ANNAMDEVULA, S.; SHEKHAR, R. Development of HiEdQUAL for measuring service quality in Indian higher education sector. International Journal of Innovation, Management and Technology, n. 3, p. 412-416, 2012.

ASHRAF, M. A.; OSMAN, A. Z. R.; RATAN, S. R. A. Determinants of quality education in private universities from student perspectives: a case study in Bangladesh. Quality Assurance in Education, v. 1, n. 24, p. 123-138, 2016.

BOSQUE, I. R.; MARTÍN, H. S. Tourist satisfaction: A cognitive-affective model. Annals of Tourism Research, v. 35, n. 2, p. 551–573, 2008.

BROCHADO, A. Comparing alternative instruments to measure service quality in higher education. Quality Assurance in Education, v. 17, n. 2, p. 174-190, 2009.

BUTTA, B. Z.; REHMAN, K. U. A study examining the students satisfaction in higher education. Procedia Social and Behavioral Sciences, n. 2, p. 5446–5450, 2010.

CAMPOS, D. F.; MARTINS, L. D. S.; NETO, M. L. Qualidade dos serviços na educação superior: uma visão comparativa entre dois cursos de graduação. In: SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS, 24., 2011, São Paulo, SP, Brasil. Anais eletrônico. Disponível em: <http://www.simpoi.fgvsp.br/>. Acesso em: 04 de março de 2016.

CARDONA, M. M.; BRAVO, J. J. Service quality perceptions in higher education institutions: the case of a colombian university. Estudios gerenciales, n. 28, p. 23-29, 2012.

CHI, C. G. Q.; QU, H. Examining the structural relationships of destination image, tourist satisfaction and destination loyalty: An integrated approach. Tourism Management, n. 29, p. 624-638, 2008.

CUNHA, E. A.; ANDRADE, D. M.; BRANDÃO, M. M. Atributos do serviço educacional na percepção do discente sobre a qualidade. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 8., 2010, São Paulo, SP, Brasil. Anais eletrônicos. Disponível em: < http://www.fucape.br/_public/producao_cientifica/2/Daniel%20-%20SEMEAD.pdf>. Acesso em: 03 de janeiro de 2016.

DESHIELDS JR. W.; KARA, A.; KAYNAK, E. Determinants of business student satisfaction and retention in higher education: applying Herzberg’s two factor theory. International Journal of Educational Management, v. 2, n. 19, p. 128-139, 2005.

DOS SANTOS, G. S. Avaliação da qualidade do serviço educacional numa instituição de ensino superior privada: a perspectiva de alunos de graduação em um estudo longitudinal. 2014, 138p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Potiguar, Natal, RN, Brasil, 2014.

DUARTE, L. R.; PIRATELLI, C. L. Gestão da qualidade de serviços no ensino superior: aplicação do método HEDPERF. In: SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS, 28., 2015, São Paulo, SP, Brasil. Anais eletrônicos. Disponível em: <http://www.simpoi.fgvsp.br/>. Acesso em: 07 de março de 2016.

EBERLE, L. Identificação das dimensões da qualidade em serviços: um estudo aplicado em uma instituição de ensino superior localizada em Caxias do Sul – RS. 2009, 146p. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil, 2009.

FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 4.Ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

GRÖNROOS, C. A service quality model and its marketing implications. European Journal of Marketing, v. 4, n. 18, p. 36-44, 1984.

HAIR JUNIOR, J. F.; BLACK, W.C.; ANDERSON, R.E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.

KHOO, S.; HA, H.; MCGREGOR, S. L.T. Service quality and student/customer satisfaction in the private tertiary education sector in Singapore. International Journal of Educational Management, v. 31, n. 4, p.430-444, 2017.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar 2016: notas estatísticas. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/ censo-escolar >. Acesso em: 01 de maio de 2017.

LANKARA, V. P. D.; YE, Y. A comparative study on students’ satisfaction between naung taung monastic high school and kyauk ta lone public high school in southern shan state, Myanmar. Sholar, v. 1, n. 7, p. 277-288, 2015.

LOURENÇO, C. D. da S.; KNOP, M. F. T.; OLIVEIRA, V. C. da S.; SILVA, M. R. J. D. Ensino superior em Administração e percepção da qualidade de serviços: uma aplicação da escala SERVQUAL. In: ENCONTRO DA ANPAD, 15., 2006, Salvador, BA, Brasil, 2006. Anais…Salvador: EnANPAD, 2006. CD-ROM.

MARTÍNEZ-ARGÜELLES, M. J.; BATALLA-BUSQUETS, J. M. Perceived service quality and student loyalty in an online unuversity. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 17, n. 4, p. 264-279, 2016.

MILAN, G. S.; CORSO, A.; EBERLE, L. Atributos e dimensões da qualidade em serviços na percepção de alunos de uma IES. In: SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS, 16., 2013, São Paulo, SP, Brasil. Anais eletrônicos. Disponível em: <http://www.simpoi.fgvsp.br/>. Acesso em: 03 de março de 2016.

MOSTAFA, M. M. A Comparison of SERVQUAL and I-P Analysis: Measuring and Improving Service Quality in Egyptian Private Universities. Journal of Marketing for Higher Education, n. 16, p. 83 -104, 2007.

NAVARRO, M. M.; IGLESIAS, P. M.; TORRES, R. P. A New Management Element for Universities: Satisfaction with the offered courses. International Journal of Educational Management, v. 6, n. 19, p. 505-526, 2005.

NYAGOWAA, H. O.; OCHOLLA, D. N.; MUTULA, S. M. Service quality, user satisfaction and net-benefits’ effect on e-School success: The case of NEPAD’s e-School pilot in Kenya. Education for Information, n. 30, p. 93–115, 2013.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, n. 49, p. 41-50, 1985.

PEREIRA FILHO, E.; TENÓRIO, F. A. G.; SILVA, J. R. Improvement Opportunities: Quality Service in Public Schools. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 15, n. 2, p. 31-51, 2017.

RAMOS, B. S. Percepção de qualidade das escolas do ponto de vista de alunos do ensino médio. 2015, Dissertação (Mestrado) - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2015.

RAMSEOOK-MUNHURRUN, P.; NUNDLALL, P. Service quality measurement for secondary school setting. Quality Assurance in Education, v. 4, n. 21, p. 387-401, 2013.

SWEIS, R.; DIAB, H.; SALEH, F. I. M.; SUIFAN, T.; DAHIYAT, S. E. Assessing service quality in secondary schools: the case of Jordan. Benchmarking: An International Journal, v. 23, n. 5, p. 207-226, 2016.

SOUZA, C. C. M.; DA SILVA, D.; MORETTI, S. L. A.; GARCIA, M. N. Construção e validação de escala de qualidade de ensino e serviços: um estudo com alunos de cursos de graduação em administração de empresas. REGE, v. 1, n. 21, p. 65-82, 2014.

VERGARA, J.; QUESADA, V. Análisis de la calidad en el servicio y satisfacción de los estudiantes de Ciencias Económicas de la Universidad de Cartagena mediante un modelo de ecuaciones estructurales. Revista Electrónica de Investigación Educativa, n. 13, p. 108-122, 2011.

WOOLDRIDGE, J. M. Introdução à econometria: uma abordagem moderna. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Pereira Filho, E., & Añez, M. E. M. (2019). Fatores da Qualidade do Serviço que Afetam a Fidelidade dos Alunos e suas Intenções em Recomendar a Escola: um estudo no setor da educação pública. Revista De Ciências Da Administração, 21(53), 57–71. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2019V21n53p57

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)